Pronomes: exemplos e dúvidas comuns
Por: Nathalia A.
07 de Janeiro de 2024

Pronomes: exemplos e dúvidas comuns

Português Concursos ENEM Reforço Escolar Ensino Fundamental Acompanhamento Escolar

Em uma prova de concurso ou vestibular, é muito importante saber usar pronomes, tanto para fazer a redação quanto para responder questões sobre isso. Antes de tudo, é preciso saber quais são os tipos de pronomes.

É isso que você verá neste texto, exemplos de pronomes, além de conferir alguns esclarecimentos de dúvidas comuns. É “para mim fazer” ou “para eu fazer”? Você sabe responder? Veja isso e mais algumas questões a seguir para eliminar o problema com os pronomes na hora de fazer sua prova.

Exemplos de pronomes

Primeiramente, você deve saber que os pronomes podem ter relação anafórica ou catafórica no texto:

  • anáfora: situações em que o pronome se refere a algo que já foi dito no texto;
  • catáfora: ocorrências em que ele menciona algo que ainda vai ser dito.

Pronomes pessoais

Os pronomes pessoais são divididos em caso reto e caso oblíquo. Veja:

  • pronome pessoal do caso reto: são usados como sujeito da oração — eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas;
  • pronome pessoal do caso oblíquo: são usados como complemento da oração e são divididos em átonos — me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, lhes, os, as e se — e tônicos — mim, ti, ele, ela, nós, vós, eles, elas e si.

Uma característica dos pronomes pessoais do caso oblíquo átonos é que eles se ligam ao verbo por meio de próclise (quando eles aparecem antes do verbo), ênclise (depois do verbo) ou mesóclise (dentre o verbo). E uma particularidade dos tônicos é que eles vêm sempre antecedidos de preposição.

Pronomes de tratamento

Os pronomes de tratamento servem para se referir a alguém importante. Alguns exemplos são: Vossa Senhoria, Vossa Alteza, Vossa Santidade e Você.

Pronomes relativos

Esses são bons exemplos de anáfora. Os pronomes relativos atuam para fazer referência a uma palavra já citada na oração. Eles podem ser: que, qual, cujo, quem, quanto, onde, como e quando.

Pronomes indefinidos

Os pronomes indefinidos são genéricos, ou seja, imprecisos, não fazem especificação. Além disso, eles são sempre em terceira pessoa. Veja: alguém, ninguém, algum, alguma, nenhum e nenhuma.

Pronomes demonstrativos

Os demonstrativos são aqueles que situam as pessoas do discurso, isto é, indicam a distância delas com relação a algo ou alguém. A seguir, confira exemplos para primeira, segunda e terceira pessoa:

  • primeira pessoa: este, esta, estes, estas e isto;
  • segunda pessoa: esse, essa, esses, essas e isso;
  • terceira pessoa: aquele, aquela, aqueles, aquelas e aquilo.

Pronomes possessivos

Como o nome indica, os pronomes possessivos têm relação com posse e sempre concordam com número e gênero da coisa que se possui: meu(s), teu(s), seu(s), nosso(s), vosso(s), seu(s), minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s) e sua(s).

Dúvidas comuns sobre pronomes

Vamos à mais frequente: antes de verbo, usa-se “eu” ou “mim”? Para tirar essa dúvida, dê uma olhada no tópico anterior sobre pronomes pessoais e, depois, analise o seguinte exemplo: “Para mim responder essa questão, preciso estudar mais.”.

Percebe que o “mim” está empregado como sujeito de “responder”? Isso não pode ocorrer porque esse é um pronome pessoal do caso oblíquo, ou seja, só pode ser usado como complemento, e não sujeito da oração. Sendo assim, o certo é “para eu responder”.

Agora, mais um erro muito comum que passa completamente despercebido: “Vou levar eles ao médico.”. O pronome “eles” se encaixa no pessoal do caso reto, sendo assim, não pode ser usado como complemento como nessa oração. O certo seria usar um pronome pessoal do caso oblíquo, o “os”, ficando “Vou levá-los ao médico.”.

Gostou dos exemplos de pronomes deste texto? Conseguiu tirar as dúvidas citadas? Deixe seu comentário!

R$ 60 / h
Nathalia A.
São Paulo / SP
Nathalia A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Português para Concursos Exercícios de Português Português no Ensino Fundamental
Especialização: Revisão de Textos (Puc Minas)
Professora de português nativa facilitando a língua portuguesa para estrangeiros e alunos de ensino fundamental.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil