A diferença entre os dois tipos de retículos endoplasmáticos

Vestibular ENEM Ensino Médio Citologia Geral 1° ano Ensino Fundamental

Veja um resumo sobre a função desses tipos de retículo

Você sabe qual é a diferença entre os dois tipos de retículo? Sabemos que existem dois tipos: o retículo endoplasmático rugoso (ou o RER), e o retículo endoplasmático liso (ou o REL), mas você sabe diferenciá-los? Vamos ver um resumo deles dois.

 

Retículo endoplasmático liso: função de produzir lipídios esteroides, como o colesterol, e derivados (hormônios sexuais como a testosterona, estrogênio, progesterona e hormônios corticoides como a aldosterona e cortisol), e função de destoxificação (pela adição de radicais acetila, tornando-as mais polares e consequentemente mais solúveis em água e mais fáceis de eliminar na urina, a partir dos rins)

 

Retículo endoplasmático rugoso: deve produzir proteínas de exportação, como enzimas digestivas (ptialina, pepsina e tripsina, e as que estão presentes nos lisossomos), hormônios proteicos (insulina, glucagon e somatotrofina), colágeno e outras.

 

Encontre o professor particular perfeito

Essas são as diferenças entre o REL e o RER. Importantíssimo saber diferenciá-los corretamente. Beleza, gente? Qualquer coisa e para mais informações, é só falar comigo. Abraços e bons estudos!

Tutoria com Inteligência Artificial

Tecnologia do ChatGPT. Use texto, áudio, fotos, imagens e arquivos.

Artigos similares