Como os músculos ficam maiores?
em 03 de Janeiro de 2025
Você sabe quais são as duas subdivisões do Sistema Nervoso Autônomo (SNA)?
O Sistema Nervoso, do ponto de vista funcional, é dividido em Sistema Nervoso Somático (responsável pelo controle voluntário do corpo) e Sistema Nervoso Autônomo (responsável pelas atividades involuntárias do corpo). Nesse artigo, veremos as duas subdivisões desse último.
O SNA é dividido em Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Parassimpático.
O Sistema Nervoso Simpático se origina nos segmentos torácicos e lombares; os neurônios pós-ganglionares secretam norepinefrina. Apresenta funções de: vasoconstrição, sudorese, frequência cardíaca, pressão alterial, inibição das secreções e dos movimentos peristálticos e aumento do metabolismo. Importante: no Sistema digestório, o sistema nervoso simpático é inibitório (como eu tinha escrito: inibe as secreções e os movimentos peristálticos).
O Sistema Nervoso Parassimpático se origina nos nervos cranianos e em vários segmentos sacrais da medula espinhal. As fibras pós-ganglionares secretam acetilcolina. Apresenta funções de: focalização dos olhos, dilatação das pupilas, secreção salivar, frequência cardíaca, secreção gástrica, secreção pancreática e esvaziamento da bexiga. Importante: no Sistema digestório, o sistema nervoso parassimpático é excitatório.
Para terminar, vejamos a função do hipotálamo.
O hipotálamo age como estimulador dos dois componentes do SNA. E ele apresenta as funções de: regulação da fome, do sistema cardiovascular, da água corporal (ele produz o hormônio Vasopressina, ou ADH), da temperatura corporal, da excitação, da raiva e da secreção de hormônios da hipófise (o hipotálamo é melhor estudado no módulo de sistema endócrino).
Certo? Espero ter ajudado! Abraços e bons estudos!