Como os músculos ficam maiores?
em 03 de Janeiro de 2025
No sistema nervoso autônomo (o qual é dividido ainda em sistema nervoso simpático e parassimpático), tem-se dois tipos de neurônios.
O primeiro neurônio é o pré-ganglionar: está localizado na medula (na substância lateral cinzenta) e faz sinapse com um neurônio localizado localizado nos gânglios da cadeia simpática. Vale lembrar que os neurônios pré-ganglionares são colinérgicos, ou seja, secretam acetil colina como neurotransmissor, além de fazerem conexão com o neurônio pós-ganglionar.
O segundo neurônio é o pós-ganglionar: localizado no gânglio da cadeia simpática e passa para o órgão que vai ser controlado. Aqui, há a diferença entre os sistemas nervosos simpático e parassimpático. No simpático, o neurotransmissor do neurônio pós-ganglionar é a norepinefrina (ou adrenalina), sendo chamado de adrenérgico. No parassimpático, o neurotransmissor do neurônio pós-ganglionar é a acetilcolina, sendo chamado de colinérgico.
Além do mais, há outra pequena diferença. No sistema nervoso simpático, a fibra do neurônio pós-ganglionar é mais longa e maior que a do neurônio pré-ganglionar. No sistema nervoso parassimpático, a fibra do neurônio pós-ganglionar é menor que a fibra do neurônio pré-ganglionar.
Entendeu como funciona? Agora, aprofundar os seus estudos nos livros de fisiologia. Recomendo o Guyton e Linda Constanzo. Bons estudos!