A relação entre estresse hídrico e densidade populacional
Por: Luciano L.
11 de Abril de 2022

A relação entre estresse hídrico e densidade populacional

Entenda o porquê de tanta falta de água em regiões altamente concentradas do Brasil

Geografia Geografia Geral Brasil Ensino Médio ENEM hidrografia hidrografia do Brasil Densidade demográfica Geografia Regional Atualidades Atualidades para Vestibular e Concursos

Você já se perguntou o porquê de tanta falta de água na região sudeste do Brasil? Por que tanto estresse hídrico? E será que existe uma relação entre concentração populacional e esse problema? Vejamos:

 

O litoral brasileiro foi o primeiro a sofrer com a ocupação humana exagerada, desde a chegada dos portugueses. Hoje, é fato que o litoral apresenta maior densidade demográfica que o interior do país e isso demanda maior quantidade de água e um desgaste maior do ambiente. Em ordem, as regiões mais densamente povoadas são as regiões sudeste, sul, nordeste, centro-oeste e norte, o que é perceptível a maior presença demográfica nas regiões litorâneas (sudeste, sul e nordeste têm contato com o litoral). 

 

No sudeste, a alta demanda de água, o que gera um estresse hídrico mais acentuado, ocorre devido às indústrias e concentração demográfica da região. Portanto, há uma relação direta entre o aumento da densidade populacional em uma região, e o estresse hídrico possível de ocorrer. Nesse sentido, esse tema torna-se importantísismo dentro do estudo da geografia regional, bem como o alinhamento com políticas públicas, para reverter essa tradição problemática. 

Beleza, gente? Qualquer coisa, é só falar comigo. Abraços e bons estudos!

R$ 45 / h
Luciano L.
Recife / PE
Luciano L.
4,9 (7 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 34 horas de aula
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Medicina (Universidade de Pernambuco)
Estudante de medicina na universidade de pernambuco. Monitor de um cursinho preparatório. Domine natureza e humanas de uma vez por todas!!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil