A relação entre estresse hídrico e densidade populacional
Foto de Luciano L.
Por: Luciano L.
11 de Abril de 2022

A relação entre estresse hídrico e densidade populacional

Entenda o porquê de tanta falta de água em regiões altamente concentradas do Brasil

Geografia Geral Brasil Ensino Médio ENEM hidrografia Geografia Regional

Você já se perguntou o porquê de tanta falta de água na região sudeste do Brasil? Por que tanto estresse hídrico? E será que existe uma relação entre concentração populacional e esse problema? Vejamos:

 

O litoral brasileiro foi o primeiro a sofrer com a ocupação humana exagerada, desde a chegada dos portugueses. Hoje, é fato que o litoral apresenta maior densidade demográfica que o interior do país e isso demanda maior quantidade de água e um desgaste maior do ambiente. Em ordem, as regiões mais densamente povoadas são as regiões sudeste, sul, nordeste, centro-oeste e norte, o que é perceptível a maior presença demográfica nas regiões litorâneas (sudeste, sul e nordeste têm contato com o litoral). 

 

No sudeste, a alta demanda de água, o que gera um estresse hídrico mais acentuado, ocorre devido às indústrias e concentração demográfica da região. Portanto, há uma relação direta entre o aumento da densidade populacional em uma região, e o estresse hídrico possível de ocorrer. Nesse sentido, esse tema torna-se importantísismo dentro do estudo da geografia regional, bem como o alinhamento com políticas públicas, para reverter essa tradição problemática. 

Beleza, gente? Qualquer coisa, é só falar comigo. Abraços e bons estudos!

Luciano L.
Luciano L.
Recife / PE
Responde em 19 h e 48 min
Identidade verificada
1ª hora grátis
4,9
nota média
7
avaliações
R$ 40
por hora
Graduação: Medicina (Universidade de Pernambuco)
Estudante de medicina na universidade de pernambuco. Monitor de um cursinho preparatório. Domine natureza e humanas de uma vez por todas!!

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto