Você já ouviu falar no Tratado de Methuen? Ou também chamado de Tratado de Panos e Vinhos? Por que recebeu esse segundo nome? Vamos aos aspectos pontuais desse tratado:
- Contexto:
Portugal estava em uma crise devido ao declínio da lavoura açucareira, após as invasões holandesas. Havia uma busca por novas atividades econômicas no Brasil.
- O que foi?
Foi um tratado econômico realizado entre Portugal e Inglaterra, sob mediação do embaixador britânico em Portugal, John Methuen. Portugal vendia o seu vinho sem impostos para a Inglaterra e comprava tecidos ingleses também sem impostos.
Resolva exercícios e atividades acadêmicas
- Interesses:
O interesse da Inglaterra era: diminuir a importação do vinho francês, pois a França era uma concorrente no Mercantilismo. O interesse de Portugal era: reorganizar economicamente, em busca de novos parceiros comerciais, após a crise da cana-de-açúcar.
- Consequências:
Maior dependência de tecidos ingleses por Portugal; endividamento português com a Inglaterra. Parte da extração do ouro, do século XVIII foi repassada para a Inglaterra, o que a enriqueceu.
Encontre o professor particular perfeito
Está aí o resumo desse Tratado, com aspectos bem pontuais, e tudo que é importante saber sobre esse assunto. Beleza? Abraços e bons estudos aí!