
Como os músculos ficam maiores?

em 03 de Janeiro de 2025
No conturbado período do século 18, um secretário do Estado de Portugal ficou muito famoso por comprar uma briga com a principal companhia evangelística do mundo. Esse homem foi o Marquês de Pombal, que expulsou a Companhia de Jesus do solo tupiniquim. E qual foi o motivo dessa expulsão? Foi uma expulsão religiosa? Entenda:
Os problemas de relacionamento com os Jesuítas têm por origem a acusação de Pombal de que a Companhia de Jesus, desde que começaram a se fazer mais presentes, queriam formar um verdadeiro Estado dentro do Estado Português e resistir ao poder do rei, que na época era Dom João I. Esse motivo foi a alegação do Marquês, mas não se sabe ao certo o que estava nas intenções do secretário. Pelo visto, os jesuítas começaram a insistir no combate às práticas escravagistas, ditatoriais do Estado, haja vista que a Companhia já tinha deixado claro que não servia a imperador nenhum e à Coroa nenhuma.
Portanto, os padres Jesuítas geraram inúmeros "problemas" para a Coroa Portuguesa, como por exemplo os conflitos no sul devido à criação da Colônia do Sacramento e dos Sete Povos das Missões. Os sacerdotes ficaram do lado dos índios durante as "Guerras Guaraníticas".
Certo, gente? Abraços e bons estudos aí! Esse tema é muito importante na história do Brasil!