Quais foram os motivos da origem do Renascimento?
Por: Luciano L.
11 de Abril de 2022

Quais foram os motivos da origem do Renascimento?

Entenda como se deu o processo do Renascimento para a Idade Moderna

História História Geral Ensino Médio Vestibular ENEM Assuntos que mais caíram no Enem Renascimento Oriente Antigo Idade Média Idade Moderna

Como se deu a passagem da Idade Média para a Idade Moderna? Por que logo depois veio o Renascimento? Qual a causa disso? Como isso se deu? Para responder a essas perguntas, veja um resumo sobre o assunto.

 

A mudança de hábitos foi o principal termômetro que indicava o grau de distanciamento da Europa para com o medievo. A Itália foi uma das cidades mais bem atingidas pelo fenômeno do Renascimento. O contato com o Oriente promoveu, para as cidades italinas localizadas à beira do Mar Mediterrâneo, a possibilidade de reativação do comércio, ampliando cada vez mais suas áreas de atuação nos campos econômicos e culturais e distanciando-as cada vez mais do passado medieval. 

 

Isso quer dizer que a intensa troca comercial e cultural com o Oriente foi fundamental para dar início ao Renascimento Cultural, já que as cidades do Norte da Itália monopolizaram, praticamente, o Mediterâneo.

 

Beleza? Este foi o principal motivo de origem do Renascimento: o contato com o Oriente pelo Mar Mediterâneo, a começar pela Itália, mas que se espalhou ao longo de todo o continente. Qualquer coisa, é só falar comigo, que estarei à disposição parar tirar mais dúvidas. Abraços e bons estudos!

R$ 45 / h
Luciano L.
Recife / PE
Luciano L.
4,9 (7 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 34 horas de aula
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Medicina (Universidade de Pernambuco)
Estudante de medicina na universidade de pernambuco. Monitor de um cursinho preparatório. Domine natureza e humanas de uma vez por todas!!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil