
Como os músculos ficam maiores?

em 03 de Janeiro de 2025
Primeiramente, você já se perguntou o porquê da clorofila ser uma molécula tão famosa? Por que ela é tão falada nas aulas de botânica, de citologia, e até mesmo em ecologia? Vamos desvendar os principais motivos dessa molécula fazer tanto sucesso em toda a biologia.
Vamos lá: a captação da energia da luz do sol é possível através de pigmentos fotossintetizantes, sendo o principal deles a clorofila, a substância lipídica associada ao magnésio e de cor verde. A luz excita elétrons, estes entram na cadeia de citocromos, liberando energia a ser utilizada na síntese de ATP. Assim, o principal papel da clorofila é absover energia luminosa e transformá-la em energia química na forma de ATP.
Interessante como a utilização de citocromos na fotossíntese, como transportadores de elétrons, também se faz presente na respiração celular, captando elétrons provenientes de moléculas orgânicas ricas em energia, como a glicose, e utilizados na síntese de ATP ao nível da cadeia respiratória.
E por que a maioria das plantas são verdes?
Porque a clorofila, por ser verde, reflete a luz verde. Por isso que, na faixa de luz verde, a fotossíntese é bastante reduzida (porque a clorofila vai refletir toda a luz verde emitida), e só não é nula pela presença de outros pigmentos que absorvem na luz verde.
Portanto, podemos até criar uma fórmula: clorofila + energia luminosa = vida!! É por causa da captação de luz pela clorofila, e a subsequente transformação em energia química, que a planta consegue produzir oxigênio. A clorofila tem uma importância indireta na manutenção da vida. Mas, depois desse artigo, parece que essa influência é muito mais direta do que indireta, não é? Abraços e bons estudos!