Como perder o medo de apresentar em público
Por: Nelcimar C.
31 de Janeiro de 2018

Como perder o medo de apresentar em público

Supere o medo ao público

Pedagogia Ensino Fundamental Reforço escolar Aulas de reforço

timidez

Salve, Salve Alunos, eu sou o professor Nelcimar Cardoso e hoje vamos falar sobre o medo de se fazer uma apresentação em público, ou melhor dizendo, o receio de falhar em uma apresentação. Este é um problema comum que está presente em escolas, empresas, palestras, faculdades e até mesmo em discurso para familiares. Para resolver isto é necessário que primeiro se faça um auto avaliação, e desta forma criar diretrizes que te ajudem na hora de se apresentar em público.

Beleza, imagina isso o seu professor, chefe ou superior te pede para fazer uma apresentação diante um publico o que você faz? Recusa? Deixa outros colegas fazer? Claro que não, tenha em mente que você é capaz de fazer a apresentação e seus superiores viram seu potencial.

Você pode chegar e me dizer: - Ah! Professor, é muito fácil falar, em ter confiança, mas como superar o medo do público, das críticas, do sarro, e enfim como não ter medo?

- Ninguém esta dizendo que é fácil e que este receio vai sumir do dia para noite, o que pode ser feito é trabalhar esta fobia, para que seus efeitos sejam minimizados ao máximo.

Acredite com a pratica e fazendo outras apresentações você vai sentir a diferença, isso eu garanto então segue abaixo algumas dicas que vão te ajudar muito na hora de fazer uma apresentação

1. Timidez

A timidez pode ser definida como estado, condição ou característica das pessoas, a timidez é um desconforto que inibe as pessoas de alcançarem objetivos como, interação pessoal, profissional e claro expor uma ideia.

Podemos tratar a timidez como o inimigo número um dos apresentadores, coloco desta forma pois através da timidez as pessoas ficam acanhadas por ficarem preocupadas com o que as pessoas vão pensar sobre sua postura, fala, erros, ou tonalidade da voz, ou seja, fica muito preocupado com o que os outros iram pensar.

É verdade que algumas pessoas agem como críticos no momento em que seus colegas estão apresentando algo, porem é valido lembrar que o que importa não é o que os outros iram pensar e sim o que você acha de sua apresentação.

O principal é sempre pensar, “se esta bom para mim, então vai agradar os outros”, parece clichê, mas ser positivo muita das vezes é a diferença de realizar algo ou não. Além disso se você errar algo não fique enrolando, apenas corrija e “bola pra frente”. Treine em frente ao espelho ou com um colega, repasse o que aprendeu, seus temores serão minimizados.

 

  1. POSTURA

A postura é muito importante você, e pode ser a diferença entre um nota boa e uma ruim. Aí vai algumas dicas:

1-      Nada de mãos nas costas ou nos bolsos, pois pode dar uma impressão de falta de interesse em apresentar o assunto

2-      Não fique de costas para o público, afinal é para eles que você está expondo seu trabalho.

3-      Nada de ficar apoiado na parede ou quadro, isso demostra desleixo da parte do apresentador

4-      Coluna sempre ereta, isto demonstra confiança

5-      Olhe para o público, demostra confiança e interessem em passar a informação para os presentes.

3. OS MATERIAIS MULTIMÍDIA

1-      Qual seu papel na apresentação?

O papel principal dos materiais multimídia, como vídeos, slides, banners, cartazes e outros é apenas de apoio, a apresentação vem de você, nunca pense que os slides as imagens é “A apresentação”, suas ideias, conceitos e argumentos são A apresentação.

2-      Se o material falhar

Nunca fique muito dependente de equipamentos, pois é o conteúdo que você irá expor em palavras que pesa na hora de avaliar uma apresentação. Mas se não for possível apresentar sem o equipamento multimídia, converse com seu mentor e negocie.

Obs.: nunca dependa apenas de uma pessoa para levar pen drive ou outros recursos que podem afetar negativamente sua apresentação se faltarem, tenha sempre um plano B, coloque pelo menos duas pessoas responsáveis da missão de levar os recursos necessários.

 

4. OS 5 ERROS QUE SE COMETE EM APRESENTAÇÕES

1-      Tentar decorar o conteúdo

Quando se tem um conteúdo decorado, ao apresenta-lo nota-se que a apresentação ficou muito mecânica quase robótica, este tipo de apresentação perde rapidamente o interesse do público, o ideal é que se tenha em mente que sua apresentação reflete o quanto você aprendeu de determinado assunto, o ideal é que se aprenda o conteúdo, assim ele se torna mais dinâmico e menos chato de assistir.

2-      Ter apenas uma fonte de pesquisa

É muito comum ver alunos indo ao google, e baseando suas atividades apenas a primeira pagina que lhes é exposta pelo navegador, o problema é que apenas um site não tem todas as informações que fariam o conteúdo de sua apresentação mais rico e interessante.

Outro perigo em pegar todas as informações em apenas um local, principalmente na internet é o risco de informações erradas, o que pode gerar uma grande dor de cabeça.

Dica: não pesquise em apenas um local vasculhe a rede e compare informações.

3-      Falta de preparação

A falta de preparação ocorre de diversas formas, é sempre bom ficar atento a qualquer sinal de desleixo de nossa parte. Uma dica que pode te ajudar é a cada dia revise parte de sua apresentação, para que seja mais fácil de fixar o assunto, e não seja tão cansativo estudar.

4-      Deixar para última hora

Esse é um dos piores pecados que se pode cometer, deixar tudo para o dia da apresentação, pois acarretam problemas que não podem ser resolvidos, como falta de informação e preparação do apresentador. De todos os problemas que podem comprometer uma boa exposição de conteúdo a falta de comprometimento por parte da pessoa que está apresentado. Lembre-se primeiro a “obrigação e depois a diversão”, ou seja, primeiro comprometa-se para fazer tudo no prazo, você terá mais tempo livre concluindo seu trabalho que deixando para ultima hora.

 

5-      Vícios linguísticos

Evite ao máximo usar vícios de linguagem como “né”, “e”, tá”... , essas expressões ditas repetidas vezes cansam o público, mesmo que todo seu conteúdo seja bom, a apresentação de slides esteja perfeita, vícios como esses podem prejudicar sua performance. Treine antes o conteúdo da sua apresentação com um colega, desta forma os dois podem avaliar como esta indo a apresentação individual.

 

 

5. 5 DICAS PARA FAZER UMA APRESENTAÇÃO SHOW!

1-      Menos texto e mais imagens

Em suas apresentações na utilização de mídias que facilitem a compreensão dos colegas e avaliadores, procure minimizar ao máximo os textos, ilustre bastante com tópicos, imagens, citações e vídeos. O slide não tem o papel de lembra-lo do que você deve falar, ele apenas tem função de dar suporte ao conteúdo apresentado por você.

2-      Gesticulação

Gesticular quando bem empregada é muito importante pois dá uma ideia de ilustração no mundo físico, além desta função de ilustrar, tem também a função de deixar a apresentação mais dinâmica, além de manter as mãos ocupadas.

3-      Aprender o conteúdo

Como já dito decorar não ajuda em nada pois desta forma o risco de esquecer o conteúdo é muito maior, aprenda o assunto que as chances de falhar na apresentação serão mínimas.

4-      Faça um roteiro

Assim anunciado a atividade seja ela em grupo ou não, é sábio criar um roteiro, em outras palavras, como você vai apresentar como serão as configurações dos slides de apresentação, quem será o primeiro, o ultimo, como será a ordem, se alguém faltar, quem do grupo pode apresentar no lugar. No roteiro deve-se descrever quais os subtemas de cada componente e como serão apresentados

Obs.: é sempre reunir a equipe e juntos ensaiarem.

 

5-      Para onde olhar?

O ideal é que se olhe fixamente para o público em geral, mas se a timidez ainda é um problema, é recomendável que você não olhe para pessoas que estejam em conversas paralelas, nem para aquelas que te deixam desconfortável. Olhe para o fundo da sala, ou escolha pontos destintos na sala e alterne o olhar entre um ponto e outro além de deixar focado, evita deslizes na apresentação, e dá a impressão de atenção ao público.

 

 

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 4 de fevereiro de 2018

salve, salve Alunos, deem dicas do que vocês gostariam de ver no blog, deixem suas sugestões e feedback, isso é muito importante para que eu melhore o conteúdo postado aqui.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil