DE OLHO NA BIOLOGIA
Por: Nelcimar C.
02 de Março de 2018

DE OLHO NA BIOLOGIA

Classificação Biologica

Biologia Vestibular ENEM Geral
Salve, Salve Alunos, eu Nelcimar Cardoso seu professor particular e hoje vamos falar um pouco sobre classificação biológica.

Quase dois milhões de espécies biológicas catalogada. Milhares de novas espécies descobertas a cada ano. E, segundo alguns estudiosos, o número de espécies de seres vivos na natureza pode chegar perto dos 30 milhões! Como organizar tanta informação?
A questão já preocupava o sábio grego Aristóteles, no século IV a.C., levando-o a elaborar um dos primeiros sistemas de classificação biológica de que se tem noticia, e o mais aceito por muito tempo. Mais tarde, no século XVIII, o naturalista sueco Lineu retomou o assunto. Para ele, as espécies de seres vivos tinha m sido especialmente criadas por Deus, cada uma com suas características próprias. Assim, para entender o plano e as intenções do Criador ao desenhar o universo e os seres vivos, era preciso apenas encontrar um sistema de classificação apropriado, capaz e organizar claramente as espécies.

Em meados so século XIX, o naturalista inglês Charles Darwin publicou sua teoria evolucionista, segundo a qual todos os seres vivos atuais descendiam dos primeiros organismos que surgira na Terra, há bilhões de anos. A vida teria surgido uma única vez e se diversificou com o passar do tempo, o que teria levado à enorme variedade de seres atuais. De acordo com a teoria proposta, tal diversidade é decorrente da evolução biológica, que atua incessantemente desde a origem da vida. Ao longo do século XX, a teoria darwinista foi ampliada e é atualmente aceita pela ampla maioria dos biólogos.
Nos últimos três séculos, cientistas vêm se empenhando em desenvolver um sistema e eficiente para organizar e compreender a grande diversidade das formas de vida. Esse sistema é a classificação biológica, ou taxonomia, que distribui os seres vivos em agrupamentos genericamente denominados táxons, estabelecidos com base em semelhantes entre os organismos.
Os agrupamentos taxonômicos são organizados hierarquicamente, isto é, há grupos mais abrangentes que contem  grupos mais específicos. Por exemplo, o táxon mais abrangente da taxonomia tradicional é o reino. Um deles é Animalia, que reúne todos os animais, inclusive nossa espécie; outro é Plantae, que reúne todas as plantas.
Cada reino, por sua vez, contem táxons menores, denominados filos. No reino Animalia incluem-se atualmente cerca de 35 filos, nove dos quais são mais conhecidos dos não especialistas. Entre esses filos, o que reúne a maior diversidade de espécies é o dos (Arthropoda), cuja principal característica é a  presença de apêndices corporais articulados e de um esqueleto externo de quitina . É da presença desses apêndices que provem o nome do grupo: em grego, athros significa “articulação”, e “podos” significa “pé”. Outro filo de animais, ao qual pertencemos, é o dos cordados (filo chordata), que  reúne animais dotados de notocorda, estrutura dorsal de sustentação presente na fase embrionária. Os filos, por sua vez também são subdivididos em táxons menores como veremos em outra publicação, fique de olho.
 
 
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil