DE OLHO NA CIÊNCIA
Por: Nelcimar C.
27 de Fevereiro de 2018

DE OLHO NA CIÊNCIA

Origem da teoria celular

Biologia Ensino Fundamental ENEM Vestibular Zoologia Ensino Médio
Salve, Salve Alunos Eu sou Nelcimar Cardoso seu professor particular e hoje vamos dar uma bisbilhotada no passado e descobrir de onde vem a teoria celular.
No século XVII (1665), Robert Hooke (1635 – 1703), físico e matemático inglês, usando um microscópio de fabricação própria, observou que a cortiça e outros tecidos vegetais são constituídos de pequenas cavidades separadas por meio de paredes. Ele denominou tais cavidades de “células”, que significa “pequeno compartimento”. Entretanto, a palavra “célula” não assumiu o seu significado atual por mais de 150 anos.

                                                                                                                                        Robert Hooke

Antonie van Leeuwenhoek (1632 – 1723), nascido na Holanda, não era especialista em anatomia, mas estudou todas as estruturas microscópicas. Foi o primeiro cientista a ver e desenhar espermatozoides e um dos primeiros a observar microrganismos, como bactérias, com um microscópio de uma única lente.

Antonie van Leeuwenhoek (1632 – 1723)
Em 1838, Mathias Schleiden, um botânico alemão, chegou à conclusão de que as plantas apresentavam organização celular. No ano seguinte, o zoólogo alemão Theodor Schwann estendeu essa conclusão aos animais. E assim nasceu a teoria celular, segundo o qual todos os seres vivos, exceto vírus, são constituídos por células.

Mathias Schleiden
Em 1855, a teoria celular assumiu um significado ainda maior quando outro cientista alemão, Rudolf Virchow, generalizou a noção de que as células só podem se originar de células preexistentes. Tal generalização estabelecia a divisão celular como fenômeno central na reprodução dos organismos.

Rudolf Virchow
Outro avanço da teoria celular foi a descoberta de que o desenvolvimento de um embrião começa com a fusão de dois núcleos, um do óvulo e outro do espermatozoide, respectivamente células reprodutoras feminina e masculina. Com a fusão dos núcleos o ovulo passa a ser uma única célula que constitui o zigoto. Tal fato demonstra que a célula não é só a unidade estrutural, mas também a unidade de desenvolvimento de todos os organismos vivos.
Resumindo, a teoria celular afirma que a maioria dos organismos tem uma estrutura celular e que a célula é a unidade fundamental de sua atividade vital, de sua reprodução e de seu desenvolvimento.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil