O PRINCIPIO
Por: Nelcimar C.
01 de Março de 2018

O PRINCIPIO

Investigando nossas origens - criacionismo

História História Geral Ensino Médio ENEM
Salve, salve alunos, eu sou Nelcimar Cardoso seu professor particular, e hoje vamos falar um pouco sobre uma das vertentes que trata das nossas origens. Atenção, material meramente informativo, não tendo a intensão de ferir crenças ou ideologia de terceiros.
O criacionismo

Nas sociedades ocidentais, em que predomina a tradição cultural cristã, uma das respostas para a origem do ser humano decorre de uma interpretação da Bíblia, o livro sagrado dos cristãos. Trata-se da visão defendida pelo criacionismo. Vejamos este trecho bíblico, extraído do Gênesis:
No principio, Deus criou o céu e a terra(...).
Deus disse: “Haja luz” e houve luz. Deus viu que aluz era boa, e Deus separou a luz e as trevas. Deus chamou a luz “dia” e ás trevas “noite”. (...)
Deus disse: “ Que a terra produza seres vivos segundo sua espécie: animais domésticos, repteis e feras segundo sua espécie” e assim se fez. (...)
Deus disse: “Façamos o homem á nossa imagem, como nossa semelhança, e que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os repteis que rastejam sobre a terra”. (...)
Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele os criou.
De acordo com o criacionismo, o texto bíblico fundamenta a interpretação de o ser humano é criação de Deus. E uma criação especial, pois o texto diz que o homem e a mulher foram criados à “imagem de Deus”. Isso significa que o ser humano não é apenas algo (um copo vivo), mas alguém (um corpo dotado de alma espiritual).
Assim, para os defensores do criacionismo, o que diferencia o ser humano das demais criaturas vivas é  uma essência espiritual, que se revela no desenvolvimento de características, como a racionalidade, a imaginação artística e o senso de moralidade.
Embora tenham existido outras interpretações sobre a origem humana, essa visão criacionista predominou nas sociedades ocidentais cristãs até o século XIX.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil