Produção Textual
Por: Nelcimar C.
15 de Fevereiro de 2018

Produção Textual

O que é um texto dissertativo-argumentativo

Português Pré-Vestibular Ensino Fundamental Reforço Escolar Concursos ENEM
Salve, Salve Alunos, eu Nelcimar Cardoso seu professor particular e hoje vamos falar sobre o  que vem a ser um texto dissertativo -argumentativo, o texto é bem curtinho leia e se liga nas dicas.
O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião é fundamentada com explicações e argumentos, para formar a opinião de leitor ou ouvinte, tentando convence-lo de que a ideia defendida este correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justifica-la.
Seu objetivo é, em ultima analise, convencer ou tentar convencer o leitor mediante apresentação de razões, em face da evidência de provas e á luz de um raciocínio coerente e consistente.
A sua redação atenderá ás exigências de elaboração de um texto dissertativo-argumentativo se combinar dois princípios de estruturação:
1 – Apresentar uma tese, desenvolver justificativas para comprovar essa tese e uma conclusão que dê um fecho à discussão elaborada no texto, compondo o processo argumentativo.
2  –  Utilizar estratégias argumentativas para expor o problema discutido no texto e detalhar os argumentos.
Tese - é a ideia que você vai defender no seu texto. Ela deve estar relacionada ao tema e deve estar apoiada em argumentos ao longo da redação.
Argumento - é a justificativa utilizada por você para convencer o leitor a concordar com a tese defendida. Cada argumento deve responder a pergunta “porquê?” em relação à tese defendida.
Estratégia argumentativa - são recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de modo a convencer o leitor:
-Exemplos
-Dados estatísticos
-Pesquisas
-Fatos comprováveis
-Citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto
-Alusões históricas
-Comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil