QUÍMICA NO COTIDIANO
Por: Nelcimar C.
04 de Março de 2018

QUÍMICA NO COTIDIANO

Estudo da matéria

Química Ensino Médio Pré-vestibular ENEM
Salve, salve Alunos, eu sou Nelcimar Cardoso, seu professor particular e hoje vamos falar sobre a Matéria.
  1. O que é matéria?
Definir matéria não é uma tarefa tão fácil quanto possa parecer, pois essa palavra, que vem do latim materia , pode ter diversos significados. Basta consultar bons dicionários para verificar quantas definições diferentes são dadas a ela. Veja algumas delas:
- A substancia de que os corpos são formados.
- Qualquer substancia solida, liquida ou gasosa que ocupa lugar no espaço.
- Tudo o que não é espiritual ou em que não predomina o espirito.
- Notícia, reportagem, artigo, texto qualquer de jornal ou revista.
- Disciplina escolar.
- Qualquer substancia que tem ou é suscetível de receber uma forma ou na qual atua determinado agente.
- O que dá realidade concreta a algo individual, que é objeto de intuição no espaço e dotado de massa mecânica.
- Aquilo a que se atribui força ou energia, que é princípio de movimento.
Além dessas definições, encontram-se nos mesmos dicionários dezenas de outras, algumas bem ligadas ao que a química estuda, outras não. Por outro lado, quando consultamos livros de autores conceituados nessa disciplina, alguns deles internacionalmente, vemos que eles consideram a matéria tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço.
O estudo da química engloba, portanto, todo o mundo material, inclusive nós, que somos constituídos de matéria.
  1. Características da matéria
Observe as figuras a seguir:
 frasco de cloro no estado gasoso
barras de aliminio 
barras de cobre
 
A olho nu é possível diferenciar, por exemplo, um objeto confeccionado com cobre de um feito com alumínio. Isso é possível porque cada um desses metais apresenta propriedades que lhes são características: a cor do alumino, por exemplo, é bem diferente da cor do cobre.
Essa mesma distinção pode ser feita entre a água e o gás cloro quando colocamos em recipientes fechados distintos. A água é liquida e incolor, e o cloro, um gás de coloração esverdeada.
Cada material é encontrado na natureza num estado físico característico (sólido, líquido ou gasoso).
O estado físico de um material depende das condições de temperatura e pressão em que ele é armazenado. À temperatura ambiente (25ºC) e ao nível do mar (1 atm), a água se entra em maior quantidade no estado líquido. Nessas mesmas condições de temperatura e pressão, o ar que respiramos – uma mistura contendo, principalmente, nitrogênio, oxigênio, argônio e vapor de água – é um material gasoso.
  1. Transformação da Matéria
Tanto nos processos industriais mais sofisticados quanto no dia a dia, observamos constantemente transformações a matéria – objeto de estudo da química.
Transformações da matéria é qualquer processo (ou conjunto de processos) pelo qual as propriedades de determinado material são modificadas.
Um cubo de gelo, quando retirado do congelador e mantido à temperatura ambiente, depois de algum tempo se transforma em água líquida. Se essa água for aquecida a temperaturas superiores a 100ºC, ao nível do mar, ela passa para o estado gasoso. São também exemplos de transformação da matéria o amadurecimento de um fruto, o cozimento dos alimentos, a queima dos combustíveis nos motores dos veículos e o próprio processo de crescimento e envelhecimento dos seres vivos.
Na análise das transformações da matéria, os químicos procuram identificar as propriedades que foram mantidas e as que sofreram modificações, constatando se um novo material foi ou não obtido.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil