Blockchain 101
em 10 de Março de 2019
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova que utiliza alguns critérios de maneira diferente dos vestibulares tradicionais. Em comparação com a prova da USP (FUVEST), por exemplo, o ENEM possui uma visão de menor pureza técnica e necessidade maior de postura crítica. Isso não significa que o candidato pode deixar de lado o Português formal; este, aliás, é um dos cinco critérios de análise da prova nacional. Em adição, uma das vantagens do ENEM sobre outras provas é a delimitação de formatos; ao contrário da UNICAMP (COMVEST), apenas a dissertação é aceita como modelo de prova.
Apresento, de forma breve, as cinco competências pretendidas pelos examinadores do ENEM ao corrigir as dissertações. Como este não é um assunto novo, procuro sintetizar ao máximo a explicação, para que seja possível realizar uma leitura rápida e eficiente do texto!
Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa (200 pontos)
Conceito-chave: NORMA CULTA
Explicação: A Competência 1 analisa, basicamente, o domínio da norma culta da Língua Portuguesa apresentada pelo estudante.
DICA: NÃO COMPLIQUE! O Enem não está em busca do próximo Machado de Assis! Escreva na sua zona de conforto: utilize apenas palavras e termos que entende por completo!
Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa (200 pontos)
Conceito-chave: INTERPRETAÇÃO
Explicação: Esta competência é um pouco mais profunda: além de demonstrar que entendeu o texto, o estudante deve se ater ao que foi pedido, sem "inventar moda".
DICA: ATENÇÃO AO TEMA; ele delimita o conteúdo a ser escrito. Não faça comparações fora do contexto ou fale de assuntos que não estão diretamente ligados ao tema! O espaço para escrever é curto e você acabará por resumir o argumento central de forma corrida, ao final do texto. Não desperdice linhas!
Competência 3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (200 pontos)
Conceito-chave: ARGUMENTAÇÃO COERENTE
Explicação: Esta competência analisa a sua capacidade de argumentar o seu ponto de vista. NÃO IMPORTA A SUA OPINIÃO! A única regra é respeitar os direitos humanos! Parta de uma convicção e escreva de maneira a defendê-la, apresentando-a de forma coerente nos parágrafos e concluindo no último trecho da redação.
DICA: PARÁGRAFOS! Aprenda a terminar uma ideia num parágrafo e iniciar uma nova no próximo! Não há número mínimo ou máximo de parágrafos; isso varia de acordo com o seu texto. Além disso, defenda as suas ideias com argumentos, dados científicos etc. Não defenda uma tese apenas por razões ideológicas.
Competência 4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (200 pontos)
Conceito-chave: ARTICULAÇÃO
Explicação: A redação do ENEM é uma dissertação-argumentativa. O que isso significa? Deve ser escrito um texto, na modalidade formal, que expõe ideias, defende pontos de vista e embasa os seus argumentos. Em acréscimo, não é momento para escrever um artigo, uma poesia ou uma carta.
DICA: CONVENÇA. Demonstre ao seu corretor que você tem razão! Novamente: não importa a opinião, mas sim a maneira como ela foi construída.
Competência 5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos (200 pontos)
Conceito-chave: RESOLUÇÃO
Explicação: A Competência 5 é a característica mais singular da redação do ENEM! Aqui, há obrigatoriedade de resolver o problema proposto no tema, com respeito aos direitos humanos. Parece simples, mas não custa lembrar: defender a tortura, morte ou outras atitudes extremadas poderá causar a nota ZERO nesta competência.
DICA: PROPONHA UM CAMINHO. Os corretores sabem que você não será capaz de solucionar um tema complexo em poucas linhas. Eles querem verificar apenas que você tem posicionamento crítico e consegue entender os temas que afligem a sociedade de forma aprofundada. Afinal, você quer entrar em uma universidade federal, não é mesmo?
TOTAL da PROVA: 1000 Pontos.
PS: Tirei 975 na Redação do ENEM. Não foi um bicho de sete-cabeças: como você pode perceber, o meu estilo de escrita é simples, conciso. Evito ao máximo escrever frases demasiado longas e utilizar termos que desconheço ou não domino. Caso tenha interesse, posso ajudá-lo a melhorar a sua escrita! Fale comigo e faça a primeira aula gratuitamente!
Se você deseja entender mais sobre as questões do ENEM, ao invés da Redação, fique ligado nos próximos artigos!