As 5 Competências da Redação do ENEM
Por: Nicolas N.
10 de Março de 2019

As 5 Competências da Redação do ENEM

Entenda como escrever uma redação de acordo com os critérios pedidos pelo ENEM. Dicas de quem tirou 975 na sua!

Redação ENEM análise das competências exigidas pelo enem Vestibular Como fazer uma boa redação

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova que utiliza alguns critérios de maneira diferente dos vestibulares tradicionais. Em comparação com a prova da USP (FUVEST), por exemplo, o ENEM possui uma visão de menor pureza técnica e necessidade maior de postura crítica. Isso não significa que o candidato pode deixar de lado o Português formal; este, aliás, é um dos cinco critérios de análise da prova nacional. Em adição, uma das vantagens do ENEM sobre outras provas é a delimitação de formatos; ao contrário da UNICAMP (COMVEST), apenas a dissertação é aceita como modelo de prova.

Apresento, de forma breve, as cinco competências pretendidas pelos examinadores do ENEM ao corrigir as dissertações. Como este não é um assunto novo, procuro sintetizar ao máximo a explicação, para que seja possível realizar uma leitura rápida e eficiente do texto!

 

Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa (200 pontos)

Conceito-chave: NORMA CULTA

Explicação: A Competência 1 analisa, basicamente, o domínio da norma culta da Língua Portuguesa apresentada pelo estudante.

DICA: NÃO COMPLIQUE! O Enem não está em busca do próximo Machado de Assis! Escreva na sua zona de conforto: utilize apenas palavras e termos que entende por completo!

 

Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa (200 pontos)

Conceito-chave: INTERPRETAÇÃO

Explicação: Esta competência é um pouco mais profunda: além de demonstrar que entendeu o texto, o estudante deve se ater ao que foi pedido, sem "inventar moda". 

DICA: ATENÇÃO AO TEMA; ele delimita o conteúdo a ser escrito. Não faça comparações fora do contexto ou fale de assuntos que não estão diretamente ligados ao tema! O espaço para escrever é curto e você acabará por resumir o argumento central de forma corrida, ao final do texto. Não desperdice linhas!

 

Competência 3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (200 pontos)

Conceito-chave: ARGUMENTAÇÃO COERENTE

Explicação: Esta competência analisa a sua capacidade de argumentar o seu ponto de vista. NÃO IMPORTA A SUA OPINIÃO! A única regra é respeitar os direitos humanos! Parta de uma convicção e escreva de maneira a defendê-la, apresentando-a de forma coerente nos parágrafos e concluindo no último trecho da redação.

DICA: PARÁGRAFOS! Aprenda a terminar uma ideia num parágrafo e iniciar uma nova no próximo! Não há número mínimo ou máximo de parágrafos; isso varia de acordo com o seu texto. Além disso, defenda as suas ideias com argumentos, dados científicos etc. Não defenda uma tese apenas por razões ideológicas.

 

Competência 4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (200 pontos)

Conceito-chave: ARTICULAÇÃO

Explicação: A redação do ENEM é uma dissertação-argumentativa. O que isso significa? Deve ser escrito um texto, na modalidade formal, que expõe ideias, defende pontos de vista e embasa os seus argumentos. Em acréscimo, não é momento para escrever um artigo, uma poesia ou uma carta.

DICA: CONVENÇA. Demonstre ao seu corretor que você tem razão! Novamente: não importa a opinião, mas sim a maneira como ela foi construída.

 

Competência 5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos (200 pontos)

Conceito-chave: RESOLUÇÃO

 

Explicação: A Competência 5 é a característica mais singular da redação do ENEM! Aqui, há obrigatoriedade de resolver o problema proposto no tema, com respeito aos direitos humanos. Parece simples, mas não custa lembrar: defender a tortura, morte ou outras atitudes extremadas poderá causar a nota ZERO nesta competência.

 

DICA: PROPONHA UM CAMINHO. Os corretores sabem que você não será capaz de solucionar um tema complexo em poucas linhas. Eles querem verificar apenas que você tem posicionamento crítico e consegue entender os temas que afligem a sociedade de forma aprofundada. Afinal, você quer entrar em uma universidade federal, não é mesmo?

 

TOTAL da PROVA: 1000 Pontos.

PS: Tirei 975 na Redação do ENEM. Não foi um bicho de sete-cabeças: como você pode perceber, o meu estilo de escrita é simples, conciso. Evito ao máximo escrever frases demasiado longas e utilizar termos que desconheço ou não domino. Caso tenha interesse, posso ajudá-lo a melhorar a sua escrita! Fale comigo e faça a primeira aula gratuitamente!

 Se você deseja entender mais sobre as questões do ENEM, ao invés da Redação, fique ligado nos próximos artigos!

 FONTE: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2018/manual_de_redacao_do_enem_2018.pdf 

 

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil