AGORA! Pesquisador pode Empreender - “SPIN-OFF” ACADÊMICO
Por: Profes P.
27 de Julho de 2016

AGORA! Pesquisador pode Empreender - “SPIN-OFF” ACADÊMICO

Química EM Graduação Ensino Fundamental

O QUE É UMA EMPRESA “SPIN-OFF” ACADÊMICO?

A definição de um “spin-off” acadêmico (SOA) é uma empresa criada para explorar uma propriedade intelectual gerada a partir de um trabalho de pesquisa desenvolvido em uma instituição acadêmica.  Algumas características importantes são: empresas que se originam em Universidades; empresas que irão explorar inovações tecnológicas, patentes e, também, o conhecimento acumulado por indivíduos durante atividades acadêmicas; empresas que são independentes das Universidade mãe e que têm fins lucrativos; empresas fundadas por pelo menos um membro da Universidade (professor, estudante ou funcionário).

“SPIN-OFF” ACADÊMICOS, EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO

Empreendedorismo é o motor e o combustível da inovação. Não existem dúvidas, atualmente, de que o empreendedorismo, a inovação tecnológica e a comercialização de pesquisa são fenômenos intrinsecamente ligados e vitais para criação e manutenção da riqueza de um país . Pesquisadores de Universidades, sejam professores ou alunos de pós-graduação, são atores únicos no processo de inovação pelo conhecimento tácito tecnológico (“know how”) acumulado que possuem. Por isso, têm grande potencial para criarem produtos ou processos inovadores que são de grande importância para os desenvolvimentos tecnológico, econômico e social de um país. Os “Spin-off” popularizaram-se com o surgimento do Vale do Silício e da Rota 128 nos em tornos de universidades de prestígio, como Standford e MIT. Desta forma, os SOAs têm sido parte da realidade de universidades americanas por décadas. Por outro lado, o fenômeno de SOA na Europa e especialmente no Brasil está ainda na infância. Embora os primeiros SOAs tenham aparecido na Europa na década de 70, muitas autoridades acadêmicas foram indiferentes ou mesmo contra o seu desenvolvimento. Assim, para a criação de SOA, além dos pesquisadores e idéias de produtos ou processos, é fundamental uma cultura empreendedora na Universidade que dê suporte à iniciativa do pesquisador empreendedor. A comunidade acadêmica deve se conscientizar de que o empreendedorismo tecnológico e o processo de capitaliza- ção do conhecimento, via criação de empresas de base tecnológica a partir de resultados de pesquisa, são alternativas muito positivas para a Universidade, a cidade, o estado e o país.

EMPRESA “SPIN-OFF” ACADÊMICO ENCORAJAM O ENVOLVIMENTO DE PEQUISADORES NA COMERCIALIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS

As empresas SOAs são um meio efetivo para envolver pesquisadores na comercialização de tecnologias, uma condição normalmente necessária para a tecnologia chegar até o mercado. As invenções normalmente necessitam de desenvolvimento posterior, onde a participação do pesquisador é muito importante. No caso de empresas SOAs, comparado ao licenciamento, o envolvimento do pesquisador tende a ser facilitado pois, os pesquisadores têm a percepção que empresas iniciantes são lugares mais interessantes para trabalhar, em função de oferecerem ambiente mais flexível, criativo e desafiador, e tendem a ter pessoas mais empreendedoras e dinâmicas; empresas iniciantes, além da parte comercial, focam também o desenvolvimento da tecnologia e os pesquisadores tendem a apreciar mais o lado tecnológico que outros aspectos do lado comercial do empreendimento; os pesquisadores têm a percepção que podem contribuir mais para o desenvolvimento de um negócio no estágio inicial que em um licenciamento para uma grande empresa e, a participação direta na empresa é em si um grande incentivo para os pesquisadores.

 

ACOMPANHE NOSSO Prof. João EM SUA INCRIÍVEL JORNADA EMPREEDEDORA.

 

R$ 50 / h
Profes P.
Piracicaba / SP
Profes P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Físico-Química Reforço Escolar em Química Química para Ensino Médio
Graduação: Química Industrial (Unipar )
Vendo aulas de Matemática, Física, Química
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil