Os olhos de Prof. João e Pedro brilham $$$$$ - Parte 3
Por: Profes P.
06 de Agosto de 2016

Os olhos de Prof. João e Pedro brilham $$$$$ - Parte 3

Química EM

A criação de uma empresa é um desafio monumental para um pesquisador acadêmico. Um momento crucial no processo de criação de um “Spin-Off” Acadêmico (SOA) é a decisão do pesquisador de empreender. O pesquisador tem que estar consciente que o processo de criação de um SOA é completamente diferente de seu universo, que demandará trabalho intenso e desenvolvimento de outras habilidades. Assim, a decisão de empreender deve passar por um processo profundo de reflexão, acompanhado de muita conversa, pesquisa e leitura.

“...João soube que em sua Universidade havia sido criado recentemente um Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT) e, embora não soubesse exatamente o que este órgão fazia, foi visitá- lo. Descobriu que este escritório seria muito importante para ele. No primeiro encontro João conversou com Paulo, coordenador do ETT, e Juliana a advogada, e iniciaram uma avaliação de qual seria o potencial de negócio para os carvões desenvolvidos. Se caso os carvões de João fossem realmente interessantes, a primeira providência seria obter uma patente. Deste encontro, João saiu com uma lista de pontos para pesquisar e de alguns bancos de patentes para realizar uma busca prévia e descobrir se seus carvões já haviam sido patenteados antes. Após três semanas de trabalho intenso com ajuda de seu aluno de doutorado Pedro, João tinha agora uma ideia um pouco melhor do potencial de seus carvões e, ainda de forma muito preliminar, tudo indicava que tinha nas mãos uma oportunidade de negócio interessante. A revisão nos bancos de patentes mostrou que não havia nada similar aos seus carvões. João juntamente com seu aluno Pedro, auxiliados por Juliana, trabalharam no preparo da patente. Muito diferente dos artigos científicos, o preparo do texto da patente foi um bom aprendizado para João e Pedro. Pedro estava muito feliz em ser o autor de uma patente, mas não sabia exatamente porque patentear era importante. João explicou que a patente garantia a autoria da descoberta ou invenção dos carvões e que dava o direito de explorar esta invenção comercialmente. Explorar comercialmente? Perguntou Pedro. A patente poderia ser licenciada para uma indústria. Em troca, a indústria pagaria uma taxa em função daquilo que faturasse com a invenção. Esta taxa é chamada de royalties. Os royalties recebidos normalmente são divididos em três partes, uma para a Universidade, outra para o ETT e outra para os inventores. João e Pedro estavam muito contentes e entusiasmados com o novo mundo que se abria diante eles. João então comentou com Pedro a outra possibilidade, que era a criação de uma empresa para explorar a patente. Esta possibilidade fazia os olhos de João e Pedro brilharem...(Rochel M. Lago)”

 

Existem vários modelos que divide em fases ou etapas a criação de empresas SOAs. Embora nos diferentes modelos propostos a divisão varie um pouco, pode-se considerar quatro fases principais:

Estágio 1: identificação de ideias/oportunidades com potencial de negócio e sua proteção;

Estágio 2: avaliação da viabilidade técnica e econômica e do potencial mercadológico da ideia;

• Estágio 3: criação da empresa e,

• Estágio 4: consolidação da empresa e criação de valor econômico.

 

A identificação de uma idéia como potencial de negócio no Estágio 1 depende fortemente do pesquisador, de sua abertura para a exploração dos resultados de pesquisa e de sua capacidade em perceber oportunidades de negócio. A idéia de negócio vai surgir de um trabalho de pesquisa que tem potencial para gerar um produto ou processo inovador. Avaliar o potencial de uma invenção não é uma tarefa simples e pode demandar habilidades e conhecimentos que normalmente os pesquisadores não possuem. Nesta fase é interessante a participação de Escritórios de Transferência de Tecnologiaincubadoras  e centros de empreendedorismo.

 

 

R$ 50 / h
Profes P.
Piracicaba / SP
Profes P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Acompanhamento em Química Acompanhamento Escolar em Química Reforço Escolar em Química
Graduação: Química Industrial (Unipar )
Vendo aulas de Matemática, Física, Química
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil