Le Petit Prince
Por: Paulo A.
26 de Agosto de 2015

Le Petit Prince

Literatura clássicos da literatura

A dica desta semana é para treinar os ouvidos, mas também para encher os olhos e fazer transbordar o coração, afinal quem é que não se encanta com esta obra-prima de Antoine Saint-Exupéry, Le Petit Prince.  É importante dizer que a proposta maior deste novo trabalho do diretor Mark Osborne - o mesmo de Kung Fu Panda - não é propriamente reproduzir o livro, mas sim captar sua essência. A saga do nosso pequeno herói aparece no filme apenas como pano de fundo, em fricção com a trama de uma pequena garota que leva uma vida completamente controlada pela mãe. A partir do encontro da garotinha com o seu vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vivia solitário em um asteróide e, ao viajar pelo espaço, encontrou um aviador perdido no deserto, é que se cria um universo encantador que nos faz retornar à obra de Saint-Exupéry. Dessa forma, o livro é o ponto de partida para apresentar um mundo colorido e cheio de possibilidades em contraste à tudo aquilo que cerca a garotinha, ou seja, um mundo restrito, sem cores e cheio de regras. A história dela e a do pequeno príncipe são narradas em paralelo, cada um apresentando uma técnica de animação diferente: ela, a computadorizada; ele, em stop motion. Trata-se de um filme encantador tanto para aqueles que não conhecem a história como para quem tem o imaginário permeado por ela. Mas não deixe de assistir a versão legendada, pois o audio original é em francês, com a excelente Marion Cotillard emprestando sua voz para a personagem ROSA. O filme estreiou no Brasil no dia 20 de agosto de 2015 e está em cartaz em diversas salas de cinema em todo o país. 

 

Antoine de Saint-Exupéry

Antoine Jean-Baptiste Marie Roger Foscolombe, Conde de Saint-Exupéry, popularmente conhecido como Antoine de Saint-Exupéry. O escritor, ilustrador e piloto francês, terceiro filho do Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe nasceu em Lyon, no dia 29 de junho de 1900 e faleceu em 31 de julho de 1944, no Litoral Sul da França. Ele é o autor de um dos maiores clássicos da literatura francesa, Le Petit Prince, que pode parecer um livro simples, porém apresenta uma temática existencialista, de certa maneira complexa com seus personagens plenos de simbolismos. O livro foi lançado no Estado Unidos no dia 6 de abril de 1943 e chegou ao Brasil somente em 1945.

Definida pelo filósofo alemão Martin Heidegger como uma das maiores obras existencialistas do século 20, O Pequeno Príncipe é um dos livros mais traduzidos do mundo, mas não há consenso sobre o número exato: no site oficial da obra, Le Petit Prince , fala-se em 257 idiomas e dialetos, e há edições no Camboja e no Japão, por exemplo. Desde a publicação, a trama já foi contada em diversas plataformas, como na série de desenho animado As Aventuras do Pequeno Príncipe , lançada no final da década de 1970. Mais recentemente, o livro inspirou uma animação computadorizada homônima, exibida no Brasil pelo canal de TV por assinatura Discovery Kids , e uma série em quadrinhos publicada pela Editora Amarilys. Outra versão já foi feita para o cinema em 1974.

 

 

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil