
Matemática Para Concursos - Como estudar?

em 17 de Abril de 2024
Quando você começa a se aprofundar no estudo da física pós 1920, onde foi constantemente atualizado nosso conhecimento sobre o mundo quântico, muito foi questionado sobre a criação da nossa própria realidade.
A memorável jogada de raciocínio proposta por Schrödinger em 1935, o famoso gato de Schrödinger, reflete muito bem sobre como nós criamos a nossa realidade. Basicamente, pega se um gato, um veneno mortal inserido em um frasco, e um martelo que fica sobre o frasco. Para que o martelo caia sobre o frasco e mate o gato dependerá, entre muitas aspas, ""de qual spin um certo elétron no interior da caixa terá"", assim caso o spin for X, o martelo não cai, caso o spin for Y o martelo cai.
Note, na física que estudamos no ensino médio mesmo, nós aprendemos sobre spins, e nós sabemos que para calcular o spin de um elétron é necessária a observação, e a nossa observação que definirá qual spin terá o elétron, repito, a nossa observação que força a escolha do spin. Ou seja, ao por todo esse experimento separado em uma caixa, e anulando as observações, podemos afirmar que o gato não estará nem vivo, nem morto, e sim, numa realidade alternativa, esperando que um observador Z, quebre a regra para não observar e force o elétron a escolher a realidade.
Então, somos nós que criamos a realidade? Bingo! Isso queima a mente de muitos físicos até hoje. Cabe nós decidirmos no que acreditar. Eu, particularmente, acredito que a fé, o ato de acreditar, ... é como um guia para a escolha do spin, é como poder forçar a escolha do do valor spin. Ou seja, se acreditamos em algo, para mim, isso pode mudar a realidade. Então, Lembre se , a verdade está lá fora, em agente mulder? Não! A verdade está dentro de nós.
Quer ver isso tudo ocorrer visualmente? Pesquise: "Experimento da Fenda dupla". Termino com o que Jesus disse em Marcos 9:23 : " ... Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê."
Se achou interessante, repasse essa ideia para alguém!