Física Quântica. Acreditar. Realidade.
Por: Paulo J.
14 de Setembro de 2020

Física Quântica. Acreditar. Realidade.

Um breve jogo de raciocínio de como a física e nossas vidas se encontram.

Física Ensino Médio ENEM Física básica Física Quântica

Física Quântica. Acreditar. Realidade.

Quando você começa a se aprofundar no estudo da física pós 1920, onde foi constantemente atualizado nosso conhecimento sobre o mundo quântico, muito foi questionado sobre a criação da nossa própria realidade.

A memorável jogada de raciocínio proposta por Schrödinger em 1935, o famoso gato de Schrödinger, reflete muito bem sobre como nós criamos a nossa realidade. Basicamente, pega se um gato, um veneno mortal inserido em um frasco, e um martelo que fica sobre o frasco. Para que o martelo caia sobre o frasco e mate o gato dependerá, entre muitas aspas, ""de qual spin um certo elétron no interior da caixa terá"", assim caso o spin for X, o martelo não cai, caso o spin for Y o martelo cai.

Note, na física que estudamos no ensino médio mesmo, nós aprendemos sobre spins, e nós sabemos que para calcular o spin de um elétron é necessária a observação, e a nossa observação que definirá qual spin terá o elétron, repito, a nossa observação que força a escolha do spin. Ou seja, ao por todo esse experimento separado em uma caixa, e anulando as observações, podemos afirmar que o gato não estará nem vivo, nem morto, e sim, numa realidade alternativa, esperando que um observador Z, quebre a regra para não observar e force o elétron a escolher a realidade.


Então, somos nós que criamos a realidade? Bingo! Isso queima a mente de muitos físicos até hoje. Cabe nós decidirmos no que acreditar. Eu, particularmente, acredito que a fé, o ato de acreditar, ... é como um guia para a escolha do spin, é como poder forçar a escolha do do valor spin. Ou seja, se acreditamos em algo, para mim, isso pode mudar a realidade. Então, Lembre se , a verdade está lá fora, em agente mulder? Não! A verdade está dentro de nós.

Quer ver isso tudo ocorrer visualmente? Pesquise: "Experimento da Fenda dupla". Termino com o que Jesus disse em Marcos 9:23 : " ... Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê."

R$ 75 / h
Paulo J.
Duque de Caxias / RJ
Paulo J.
4,7 (13 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1 hora de aula
Tarefas resolvidas 13 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Listas de Exercícios de Física Física para Ensino Fundamental Física I
Graduação: Licenciatura em Física Incompleto (Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ))
Matemática é simples se ensinada da maneira correta, Licenciando em Física pela UFRJ, Campeão de Xadrez pela Marinha.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 14 de setembro de 2020

Se achou interessante, repasse essa ideia para alguém!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil