O que é Dança Contemporânea?
Por: Pietra F.
11 de Fevereiro de 2023

O que é Dança Contemporânea?

Teoria da Dança Dança Contemporânea Contato Improvisação Dança-Teatro Consciência Corporal

A definição do que é a dança contemporânea é um conceito ainda em construção, afinal, ela nada mais é do que uma dança feita na contemporaneidade.

Sendo assim, entender suas possibilidades é entender também o tempo contemporâneo e nele o homem é inquieto, em busca de descobertas sempre se baseando em questionamentos, quer mostrar a escuridão.

É a partir desse pensamento que surge o que atualmente entendemos como dança contemporânea, por volta da década de 60, a partir das inquietações de bailarinos e coreógrafos, que numa crescente quebra de regras impulsionada pelo movimento da dança moderna, visavam mais liberdade e uma nova forma de fazer e pensar a dança.

Podemos entende-la então, não como uma técnica, mas como um conceito estético, que visa, entre diversas coisas, a poética da cena, a complexidade dos corpos dançantes, o gestual e cotidiano, o improviso.

Mesmo não se restringindo a uma técnica, a dança contemporânea não a nega, criando a possibilidade da junção e experimentação de diversos estilos e a desconstrução dos mesmos.

Outra possibilidade de definir essa dança é pelo viés das vertentes que surgiram a partir dela, técnicas, métodos e sistemas, desenvolvidos e criados na contemporaneidade que servem como instrumento para o desenvolvimento de repertório de movimento pessoal e aprimoramento desses movimentos, como o contato improvisação, técnica klauss vianna, técnicas de chão, dança teatro, abordagens somáticas para dança, entre outras diversas possibilidades que continuam a surgir.

R$ 50 / h
Pietra F.
Votorantim / SP
Pietra F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Teoria da Dança para o Ensino Médio Consciência Corporal para Dança Teoria da Dança para o Ensino Fundamental
Especialização: Arte e Poder: Estetização da política como estratégia de dom (USP-SP)
Bailarina e arte educadora, com experiência em aulas aulas de arte, ballet clássico e dança contemporânea.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil