Pode dançar na Igreja?
Por: Diego N.
27 de Dezembro de 2022

Pode dançar na Igreja?

Dança-Igreja-Ministério

Teoria da Dança Dança Livre

Ministério de Dança?

Diego Do Nascimento Diniz


Essa é uma “polêmica” que envolve a igreja. O ministério de Dança é realmente bíblico ou importante para a Igreja?


Pois bem, nesse Artigo vou tentar tratar dessa temática. Não pretendo aqui trazer todas as respostas, mas sim lançar luz sobre o tema.


Fato é: temos várias passagens bíblicas que mostram pessoas dançando em forma de adoração a Deus.
Louvar a Deus com os lábios usando a voz não é a única forma de adoração, se assim o fosse, os mudos não adorariam.
A relutância por parte de alguns se dá na questão da dança ser chamada de Ministério. Esse já é outro ponto que tentarei lançar luz. O que é ou o que significa MINISTÉRIO?


A palavra ministério vem do grego DIAKONIA, essa palavra significa: serviço daqueles que executam pedidos de outros, aqueles que a pedido de Deus proclamam e promovem religião entre os homens. Também significa: ofício de apóstolos, profetas, juízes, sacerdotes, evangelistas, anciões, etc. Também significa: aqueles que ajudam a atender as necessidades dos outros seja pelo recolhimento ou distribuição de caridades, ofício de diácono na igreja.


A palavra ministério nos trás luz ao entendimento, um insight uma epifania, de que ter um ministério é ter um trabalho, é ter um serviço, portanto as pessoas que se dedicam a dançar para Deus estão sim exercendo um trabalho, um serviço pelo qual o nome de Deus será e é glorificado e honrado. 


Dança a luz da bíblia sagrada


Temos algumas referências a qual podemos analisar, vejamos algumas:

Êxodo 15:20

Então, Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.

Miriã: do grego Maria, filha de Anrão e Joquebede, irmã de Moisés e Arão, chamada de Profetisa, entoou um cântico após a travessia do mar vermelho, foi ferida de lepra como um juízo de Deus, recebeu a cura após seus irmãos oraram para ela, morreu em Cades Barneia antes de entrar em Canaã. Miriã era uma Profetisa e uma líder entre o povo junto de seus dois irmãos Nm 12.1 ao 4. Teve inveja de Moisés e foi arrogante. Miriã era atenciosa, visionária, protetora, ajudadora entre outras qualidades que nos impressiona grandiosamente. Temos uma 2º personagem bíblica também com o nome de Miriã. Essa era uma descendente de Calebe (1Cr 4.17, Nm 26.59, Êx 2.4, 15.20,21, Nm 12.10 e Nm 20.1).


Miriã irmã mais velha de Moisés foi um exemplo clássico de alguém que incentivou a dança no meio do povo levando assim as demais mulheres a dançarem em honra ao Senhor pelo grande livramento que dera a Israel.
 
A bíblia nos ensina que tudo o que fazemos devemos fazer para a honra e glória de Deus. O ministério de dança é um trabalho, serviço executado por determinadas pessoas que assim o sentirão no coração de glorificar a Deus com suas danças.

2 Samuel 6:12-16

Então, avisaram a Davi, dizendo: Abençoou o Senhor a casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da arca de Deus; foi, pois, Davi e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à Cidade de Davi, com alegria.

E sucedeu que, quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, sacrificava ele bois e carneiros cevados.
E Davi saltava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido de um éfode de linho.


Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do Senhor, com júbilo e ao som das trombetas.


E sucedeu que, entrando a arca do Senhor na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo o rei Davi, que ia bailando e saltando diante do Senhor, o desprezou no seu coração.

Davi o maior rei de Israel dançou para o Senhor nosso Deus em louvor da conquista de estar conseguindo trazer a arca da aliança para Israel. Além de ser costume do povo de Israel dançar. A dança fazia parte da cultura desse povo.

Eclesiastes 3:4

tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar;

Salomão, autor do livro de Eclesiastes falou que existe tempo de dançar e tempo de parar de dançar. Vejamos que a pessoa mais sábia do período do antigo testamento esta dando referência de que não há nada demais em dançar (observação: neste artigo falo das danças apresentadas a Deus nos templos (trazendo para o século XXI), não faço aqui a apologética de nenhuma outra dança praticada pelo cristão, não entrarei neste mérito no momento, talvez em outro trabalho).

1 Coríntios 6:20

Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

Podemos sim usar do nosso corpo para glorificar a Deus por meio das danças (minha opinião).

A dança é o louvor que é cantado em forma de gestos, gestos estes que engrandecem a Deus.

Exemplos de pessoas que dançaram:

A filha de Jefté dançou Jz 11.34;
Mulheres dançam Jz 21.21,23;
Mulheres dançando 1Sm 18.6,7, 21.11, 29.5;
Davi dança para o Senhor 2Sm 6.14, 6.16, 1Cr 15.29;
A dança é uma adoração Sl 149.3, 150.4;
Existe um tempo para dançar Ec 3.4;
A dança é uma alegria coletiva Jr 31.4,13;
Na passagem do filho pródigo há danças Lc 15.25.

Adoração

1 Crônicas 16:7
Então naquele mesmo dia Davi, em primeiro lugar, deu o seguinte salmo para que, pelo ministério de Asafe e de seus irmãos, louvassem ao Senhor;


YADAH é uma palavra hebraica que nos trás luz ao entendimento do que é adorar para além das fronteiras, a quebra dos paradigmas a qual estamos envoltos e limitados: adorar ou prestar culto com mãos levantadas, louvar dar graças, reconhecer, declarar os méritos de alguém. Essa palavra tem um significado muito importante, ela aparece mais de 100 vezes e fala de louvar ou agradecer. Mais da metade dessas vezes aparecem no livro de Salmos.

Como podemos observar acima, adoração vai muito mais além do que simplesmente ter o uso da voz para engrandecer a Deus. Vemos que a gesticulação (movimentos) também são formas de se adorar a Deus. Por este sentido podemos dizer que a dança é uma forma de se demonstrar gratidão ao Senhor.

Bibliografia:

Bíblia de estudos plenitude
Bíblia de estudos palavras-chave
Pequena enciclopédia bíblica - Orlando Boyer  

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil