Entendo um pouco mais sobre a bíblia
Por: Diego N.
24 de Maio de 2023

Entendo um pouco mais sobre a bíblia

Teologia História da Igreja Doutrinas da Igreja Vida e espiritualidade Aconselhamento Bíblico Aconselhamento Antigo Testamento Novo Testamento

ɸ Entendo um pouco mais sobre a bíblia ɸ

Dicionário Bíblico Crescer

Escribas: ou eruditos, ou homens de letras (Jo 7.15), aos quais pertencia o estudo profissional da lei mosaica. Seu trabalho abrangia:

1 - o desenvolvimento teórico da Lei para incluir novos casos;
2 - o ensino gratuito dela a seus discípulos (Lc 2.46, Mt 21.23);
3 - a administração prática da Lei nos tribunais nos quais se assentavam como juízes ou assessores. Eram chamados de mestres (Rabi, Raboni), guia, pai (Mt 8.19, 23.7,910, etc...)

Escriba era um escritor por profissão, no sentido restrito da palavra quanto em sua extensão. Um escriba (profissão) era um secretário, um escrivão, um secretário do Governo, etc. Em essência, um escriba era um escritor.

No sentido grego, era um funcionário público lotado nas cidades da Ásia Menor, cuja função parece ter sido presidir o senado, arrolar e cuidar das leis e decretos, e ler o que deveria ser comunicado ao povo. Esse ofício varia muito em lugares diferentes. (At 19.35)

Já no sentido judaico, na LXX, como na palavra hebraica soper, o escriba do rei, secretário de Estado (2Sm 8.17, 20.25); um funcionário militar (2Rs 25.19, 2Cr 26.11). Posteriormente, na LXX e nas páginas do novo testamento: um escriba, pessoa versada na lei dos judeus, um intérprete das Escrituras, um doutor da Lei. Os escribas tinham responsabilidades de transcrever os livros sagrados, de interpretar as passagens difíceis e de decidir as questões que surgiam a partir da Lei Cerimonial. A sua influência era, obviamente, enorme; e como muitos deles era membros do Sinédrio, é comum encontrarmo-los mencionados entre os anciãos e os principais dentre os sacerdotes (Mt 2.4, 5.20, 7.29, 12.38, 20. 18, 21.15). Eles também são chamados de nomikoi, que seria peritos na Lei, doutores da Lei, e nomodidaskaloi, um mestre da Lei ( Mc 12.28, Mt 22.35). Por isso, o termo é utilizado também para designar uma pessoa instruída, um estudioso, um mestre, um erudito da religião (Mt 13.52, 23.34, 1Co 1.20). Já a palavra nomikos, vai significar advogado e nomodidaskalos, um mestre da Lei.

Talvez o fato da palavra ter várias aplicações em áreas diferentes e o contexto histório volátil em que a nação de Israel se envolvia por várias vezes deu se sentido não ortodoxo aos que não vão além em seus estudos ou pesquisas. Por essa ótica fica um pouco difícil a compreensão ou aceitação das pessoas que os escribas não eram somente homens que interpretavam as leis de Deus dadas a Moisés.

Como podemos ver em suas definições acima, o escriba poderia ser:

1 - um escriba do rei;
2 - um secretário;
3 - secretário de Estado;
4 - um funcionário público;
5 - um funcionário militar.

Posteriormente o escriba foi se voltando um pouco mais para as sagradas escrituras do antigo testamento. No entanto, vamos ver que no novo testamento, como um pano de fundo que suas funções não ficavam limitadas somente nas interpretações das leis.

Vemos em Mt 2.4, que os escribas foram convocados juntamente aos princípes do povo para uma consulta ao Rei Herodes, para lhe responder questões religiosas. Aqui vemos, mesmo que os escribas foram fazer uma tarefa religiosa, eles estão envolvidos em Política.

Em Mt 5.20, Jesus fala para seus ouvintes para não copiarem certas atitudes dos escribas e fariseus, isso por que os escribas e fariseus ficavam se autojustificando. Algumas referências (Mt 12.22 ao 30, 15. 1 ao 14, 16.12, 23.1 ao 33, Lc 11.39 ao 54, 18. 9 ao 14, Rm 10.1 ao 3, Gl 1.14, 2.14, Fp 3.2 ao 6).

Vamos ver quem eram os fariseus em poucas palavras. Fariseus (separatistas), nome dado pelos antagonistas do partido que se levantou entre os escribas judeus, depois da vitória dos macabeus, e que escrupulosamente cumpria a Lei como interpretada pelos escribas. Os fariseus denominavam a si mesmos de próximos (isto é, concidadãos do verdadeiro Israel; Lc 10.29, 36), distinguindo a si mesmos não somente da população gentia mas até da multidão de Israel (Jo 7.49, Lc 5.30-32, 7.39, 10.29). Como podemos ver, os fariseus eram simplismente uma seita que saiu dos escribas, apenas mais um ramo de uma “árvore” (At 15.5, 26.5, aqui denominados de seita). Contando no tempo do rei Herodes, tinham aproximadamente 6 mil membros do farisaismo. Eles tinham por objetivo de fornecer aos verdadeiros judeus um padrão de vida, e por meio das sinagogas, moldando os ideias deles (Mt 23.2 ao 7).

Esdras: (ajuda), escriba e sacerdote judeu (Ed 7.11, Ne 12.26), organizador da comunidade de Israle no pós-exilio. Após “lançar”fora as mulheres com casamentos indevidos com a nação de Israel. Esdras deu ênfase a uma reforma enérgica, e estabeleceu a leitura e exposição da Lei. Para essa função, Esdras estabeleceu uma ordem de escribas. O fruto do trabalho de Esdras nesse sentido pode ser visto nos capítulos 7 ao 10 de seu livro.

Em Neemias 8. 1 ao 7, vamos ver que os levitas e outros homens se preocupavam em ensinar o povo as Leis de Deus. nesse contexto um pouco mais limitado, podemos entender que seu foco esta devido a um contexto de escravidão por muitos anos. Agora é a hora de reestabelecer o culto a Deus, levantar a vida espiritual, e recuperar a vida social em suas terras como livres, e não mais como escravos.

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Doutrinas da Igreja Ensino Religioso Aconselhamento Bíblico na Teologia
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil