Platão e sua filosofia
Por: Diego N.
08 de Janeiro de 2024

Platão e sua filosofia

Filosofia Ensino Médio Aulas De Reforço Aulas Particulares a Distância Cursinho 1º Ano Geral

Platão - Arístocles

Dr. Diego do Nascimento Diniz

Platão foi o primeiro intelectual cujas obras sobreviveram. Platão recebeu esse apelido devido a sua fisionomia. Essa descrição vem do grego e significa “de ombros largos”. Seu nome verdadeiro era Arístocles, nasceu em Atenas (427-347 a.C) pertencia a uma das famílias mais ricas de Atenas, e ele era o aluno preferido de Sócrates. Platão conheceu Sócrates, quando ainda tinha 20 anos de idade, foi seu amigo por 8 anos até a sua morte. Além de discípulo, Platão foi o seu amigo até a sua morte.

Após a morte se Sócrates, Platão abrangeu seu campo de conhecimento fazendo viagens e obtendo as mais variadas informações e compreensões sobre o mundo. Por volta de 387 a.C, retornou para Atenas e fundou a sua escola a Academia, nos jardins construídos por seu amigo Academus.

A academia de Platão, foi uma das primeiras do ocidente como modelo de universidade. Ela focava nos estudos sobre política.

Platão assim como os filósofos gregos, tentou formular algo sobre a felicidade estável. Esse pensmento (eudemonista - relativo a felicidade, ou que tem a felicidade como o valor fundamental ou principal objetivo).

Para entender o pensamento platônico sobre a felicidade, devemos entender o pensamento de Platão sobre a alma. Tema esse que é tratado na sociedade ideal de sua obra A República.

Platão acreditava que a alma era imaterial e pre existente ao corpo e imortal.Essa é uma dualidade em Platão. A essência do ser humano é a sua alma. A junção da alma e do corpo foi algo acidental, pois o lugar da alma não é no mundo físico, mas sim no mundo inteligível.

A alma para Platão tem três divisões:

alma concupiscente - situada no ventrre e ligada aos desejos carnais;

alma irascível - situada no peito e vinculada as paixões e

alma racional - situada na cabeça e relacionada com o conhecimento.

O auge da felicidade seria o equilibrio entre essas três partes, sendo que a racional seria a superior.

A alma racional regularia a irascível e essa controlaria a concupiscente, mas sob a supervisão da racional. Com esse equilibrio se alcançaria a felicidade.

Para se ter este êxito Platão propõe duas táticas:

A ginástica e a dialética.

Ginástica: atividade física pela a qual o ser humano seria capaz de dominar suas inclinações negativas;

Dialética: por meio dessa a pessoa teria cada vez mais contato com o mundo inteligível. O mundo sensível (terreno, físico, material) não era o verdadeiro. É uma cópia imperfeita do real. O mundo real é onde se encontra a realidade verdadeira.

A ideia do bem só poderia dar fruto e evoluir especialmente pelo uso da dialética. A dialática é um meio a qual se distancia do mundo sensível e nos aproxima do inteligível. O caminho do conhecimento é o norte para se alcançar a ideia do bem. Essa ideia vem do pensamento de que sem o bem as ideias perfeitas e justas como justiça, beleza, coragem... não podem existir. Logo a ideia perfeita de felicidade não existe. Em síntese a ideia do bem so é alcançada por meio do conhecimento que resulta em bondade que gera a felicidade. Em sua máxima as três andariam juntas, mas o caminho partiria do conhecimento.

Platão acreditava que por meio da dialética, do conhecimento isso proporcionaria não somente a ascensão intelectual, mais também a uma evolução da pessoa. Ela se tornaria melhor por meio do conhecimento adquirido, que desagua na ideia de bem e isso tornaria a pessoa melhor em sua essência, por isso, vive mais feliz.

A República de Platão

O bem de todos buscado por Platão, por meio da política, não foi alcançado. Em sua época a política já não se preocupava com o bem comum, o bem para todos, para a sociedade. Com isso, Platão se afasta da política e se dedica inteiramente a filosofia. Após a morte de seu mestre, Platão sai em viagem por várias partes ampliando seu conhecimento sobre várias áreas. Em sua obra A República, Platão buscava a sociedade ideal. Sonho que nunca se concretizou e que sucessivamente somou para o abandono no campo da política.

Na sociedade ideal de Platão, cada indivíduo teria uma função. Nessa visão

temos a ideia da felicidade e da virtude que para os gregos era dar o seu melhor naquilo que faz. Essa seria a fonte da felicidade.

As funções sociais na sociedade ideal: (por aptidão ou categoria)

produção dos bens materiais e de alimentos;

defesa da cidade e

administração da pólis.

Essa classificação seria definida por meio da educação comum a todos. Os sábios, filósofos, conhecedores do caminho da felicidde seriam os governantes. Tendo os cargos mais altos da sociedade. Para Platão, cada cidadão seria feliz por contribuir para a construção e manutenção da pólis. Platão e os gregos acreditavam que as pessoas já nasciam com certas aptidões.

Dualismo platônico

O dualismo platônico não começou com Platão, mais sim com Heráclito que acreditava no mundo sensível (material, tangível) e com Parmênides que defendia o mundo inteligível. Grande parte dos pensadores da época se depararam com esse embate, o problema da permanência e da mudança, da unidade e da multiplicidade.

Platão ao se deparar com tal desafio os unifica e desenvolve o seu dualismo o mundo sensível e o mundo inteligível. O mundo sensível é percebido pelos sentidos, mas este mundo tudo é temporário, mutável e corruptível, este era o mundo de Heráclito.

Já o mundo inteligível tudo permanece o mesmo. Essa dimensão nos proporciona experimentar o eterno, imutável, o perfeito. Este era o mundo de Parmênides. Todas as coisas vem da ideia do bem.

Demiurgo e o mundo

Apesar de Platão acreditar no dualismo de sua principal tese, ele também acreditava em uma possível terceira causa. Essa causa ficou conhecida como demiurgo. Tudo o que se originou deve ter tido uma causa, um princípio gerador. O filósofo defendeu a ideia que um demiurgo criou o mundo sensível. Essa palavra tem rigem grega e significa “aquele que faz”, “construtor”. Essa doutrina acreditava que o demiurgo usou o mundo inteligível como modelo para criar o mundo sensível. Dessa forma ambos os mundos já existiam juntos ao demiurgo. Mas para Platão a essência das coisas e do ser humano não são daqui, mas sim do mundo inteligível. Já para os pré socráticos e Sócrates, a essência das coisas e do ser humano se encontram na terra imanente (pertencem a terra e se confundem com ela).

Biografia de Platão

Nome: Arístocles, apelidado de Platão

Nascimento: 427 a.C

Local: Atenas

Fatos principais: A doutrina mais conhecida de Platão é a que, embora o mundo material seja imperfeito e ilusório, há outro perfeito, habitado por entidades imutavéis chamadas Formas. Seus escritos fundem a ética, o pensamento político, a psicologia moral, a metafísica e a epistemologia em um todo sistemático.

Morte: 347 a.C

Dualismo platônico - a alma e o corpo

Corpo (matéria) e alma (imaterial) seriam as duas partes de um todo que forma o ser humano. A psique é que da vida ao corpo. A palavra psique vem do grego e foi traduzida para o latim como anima, aquilo que dá ânimo o ” sopro de vida”, é dessa palavra latina que deriva a palavra alma em português.

A interpretaão dos povos antigos sobre a alma era que como ela da vida, cada órgão teria uma alma. Platão acreditava em três almas, uma superior, imortal e imutável e uma inferior subdividida em duas; a irascível situada no peito com predominância dos sentidos e das emoções e a outra no ventre a concupiscível relacionada a impulsividade dos desejos.

As três almas de Platão

* Racional = superior, racional, cabeça, imortal e imutável.

* Irascível = inferior, emoções, peito, mortal, mutável.

* Concupiscível = inferior, cobiça, desejo, ventre, mortal, mutável.

Autoavaliação dessa atividade:

( ) Compreendo as principais características da filosofia de Platão

( ) Diferencio mundo sensível de mundo inteligível

( ) Relaciona a alegoria da caverna com a atualidade

( ) Entendo e reflito a respeito da sofocracia idealizada por Platão

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil