Como produzir um texto científico?
Por: Polyana A.
03 de Julho de 2020

Como produzir um texto científico?

Redação Produção de textos acadêmicos Produção científica Auxílio em produção de textos acadêmicos Auxílio Elaboração De Monografias Auxílio Em Tcc

Desafios da vida acadêmcia: o texto científico

O ingresso no ensino superior nos coloca em novos processos de ensino-aprendizagem. Enquanto alunos, somos apresentados a novas formas de atividades a serem desenvolvidas ao longo do curso e nos processos avaliativos. 

Dependendo do campo de atuação, alguns cursos abrem mão das avaliações convencionais (provas escritas individuais), investindo em provas práticas, atividades em grupos com construção de projetos e protótipos. Outros requisitam a elaboração de textos científicos, como forma de avaliar o entendimento do aluno sobre o conteúdo trabalhado no semestre. Aqui, muitos alunos têm dificuldade, por não saberem bem diferenciar um texto comum de um texto científico. 

Por isso, neste artigo, vamos saber quais aspectos definem um texto científico e como podemos construir um.

O que é um texto científico?

O texto científico nada mais é que a materialização de uma pesquisa, finalizada ou em construção. Ele apresenta os resultados de um estudo, a discussão de uma ideia ou conjunto de ideias ancorados em conceitos, teorias e metodologias que conferem credibilidade ao texto. São publicados, geralmente, em revistas especializadas, mas podem ser solicitados em atividades acadêmicas para fins de avaliação. Uma monografia ou artigo de conclusão de curso, por exemplo, são, necessariamente, textos científicos. 

A linguagem do texto científico

Um aspecto marcante do texto científico é sua linguagem que, ao contrário de um texto comum, deve ser escrito de forma clara e objetiva, sem recursos estilísticos ou figuras de linguagem que possam comprometer a compreensão do que está escrito.

 O texto científico também é escrito de forma impessoal. Não é recomendada a escrita em primeira pessoa do pessoal, por exemplo. Além disso, deve obedecer a regras de formatação estabelecidas por entidades reguladoras. No campo das ciências humanas e sociais, é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que regula a formatação do texto, determinando, por exemplo, como realizar citação de outros textos científicos, espaçamento de linhas, tamanho da fonte, etc. 

No texto científico o uso correto da gramática e ortografia são essenciais, por isso, uma revisão textual é sempre importante. Não é recomendado também a linguagem coloquial ou uso de gírias.

Como escrever um texto científico

Se o seu objetivo é produzir um texto científico sobre o resultado de uma pesquisa que você desenvolveu, o macete é seguir a linha de construção que inicia com a introdução ( contextualização da pesquisa), desenvolvimento ( apresentação das teorias utilizadas, da metodologia e dos dados) e conclusão ( com análise dos resultados e a contribuição destes para o campo de atuação). 

O primeiro ponto é tomar outros textos científicos como referência, observar a linguagem, o uso das palavras, a ordenação das ideias. Em seguida, deve-se conhecer o básico das regras ABNT na escrita científica, além de dar atenção às regras gramaticais. 

Peça para alguém com mais experiência na produção científica revisar o seu texto e apontar as melhorias. 

Aos poucos, você conseguirá escrever com maestria os textos científicos e quando chegar no TCC, não haverá dificuldade alguma na redação.

 

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil