Elaborando o projeto de TCC
Por: Polyana A.
03 de Julho de 2020

Elaborando o projeto de TCC

tudo que você precisa saber na construção do projeto de pesquisa

Redação TCC TCC e Artigo Cientifico - Orientação Suporte na Preparação de TCC

 

O TCC representa a etapa final da nossa vida acadêmica. Ele simboliza o encerramento de um ciclo importante que abre portas para outros ciclos: a vida profissional ou mesmo a continuidade da vida acadêmica com especialização e mestrado. Desse modo, é necessário que o trabalho que se pretende construir esteja alinhado com o perfil profissional ou de pesquisador que você quer "vender" no mercado. Imagine que o tcc é um dos trabalhos que você vai anexar ao seu portfólio profissional. Então, ele deve ser relevante, atual, dialogando com mercado e academia. Parece difícil, mas não é. Neste artigo, vamos dar dicas de como elaborar um projeto de TCC relevante para sua área de atuação.

 A escolha do tema

O tema é o campo geral de onde será extraído um objeto de estudo, um recorte temporal, para ser estudado na pesquisa. Faça um mapeamento dos trabalhos acadêmicos que você realizou durante a graduação. Quais você mais gostou de fazer: Foi uma pesquisa de campo? A construção de um produto? Uma revisão bibliográfica? Que temática dentro da sua área de atuação você mais se identifica? Digamos que você seja aluno de jornalismo e tenha se identificado bastante com as disciplinas de webjornalismo e produção para internet. Um dos trabalhos que mais gostou de produzir foi a elaboração de um site de notícias. Então, você pode analisar a produção de notícias nas redes sociais. Essa seria uma temática alinhada com suas preferências. O passo seguinte é buscar em plataformas de buscas, como o google acadêmico, se o tema escolhido é bastante pesquisado e tem relevância. Esse panorama é substancial para que você observe o que dentro dessa temática ainda não foi explorado ou como os pesquisadores abordam o tema em suas pesquisas.

Delimitação do tema e problema

Ao definir o tema geral, é preciso delimitá-lo, fazer um recorte temporal e de objeto que torne sua pesquisa mais didática e mais fácil de ser executada no período de seis meses. Seguindo com o exemplo anterior, em que nosso aluno hipotético definiu como tema "a produção de notícias nas rede sociais", a delimitação será dada em função de um veículo: o G1, sobre um assunto (pauta) determinado: cobertura do covid 19, em uma rede social específica: twitter. Assim, a delimitação do tema fica: a cobertura do portal G1 sobre a covid-19 no twitter. Aqui ainda é possível incluir o período de análise. Digamos que a pesquisa vá analisar a cobertura de 01 de março à 30 de junho de 2020. A partir da delimitação do tema, é preciso indicar o problema de pesquisa. O problema consiste no questionamento central que conduzirá toda a pesquisa. É a partir dele que a sua pesquisa será desenvolvida com o intuito de respondê-lo. Então, dentro do exemplo proposto, podemos propor como problema, o seguinte: de que modo o portal g1 realiza a cobertura da covid-19 em seu perfil no twitter? Observe que a intenção com essa pesquisa é verificar os mecanismos de produção da notícia na rede social twitter. 

Hipóteses

As hipóteses são as possíveis respostas que você pode encontrar para a pergunta feita no problema. Elas devem ser conextualizadas e indicadas em forma de tópico. A pesquisa poderá confirmá-las ou refutá-las.

Objetivos e Justificativa

Com o problema proposto, o passo seguinte é definir quais serão os objetivos da pesquisa. Os objetivos se dividem em objetivos gerais e objetivos específicos. Os gerais dão conta da resposta final que a pesquisa deve apresentar. Está diretamente vinculado, portanto, ao problema apresentado. Então, se meu problema é "de que como o portal G1 realiza cobertura da covid-19 em seu perfil no twitter?", meu objetivo geral pode ser descrito como: Compreender os mecanismos de cobertura do G1 sobre a covid-19 no twitter, no período de 01 de março de 2020 a 30 de junho de 2020. Lembrando que os objetivos, tanto geral quanto específicos, devem ser inciados com verbos no infinitivo ( Entender, Analisar, Compreender, Verificar, etc). Os objetivos específicos, por sua vez, designam as ações a serem realizadas para alcance do objetivo geral. Se eu quero compreender os mecanismos de cobertura de uma pauta no twitter, eu devo antes: conhecer a estrutura de produção de notícia na internet, mapear o perfil do G1 no twitter, categorizar as publicações que o G1 faz no twitter, entender os processos de construção de uma notícia, entre outros aspectos que sejam importantes para a condução da pesquisa.

A justificativa, como o próprio nome indica, é o argumento sobre a relevância da pesquisa para o meio acadêmico e mercadológico. Por que estudar os mecanismos de cobertura do G1 sobre a covid-19 no twitter é importante? O que torna essa pesquisa importante? De que modo ela contribui para o mercado? de que forma ela contribui para a pesquisa em jornalismo? quais resultados pretende alcançar? 

Referencial teórico

Neste item, devemos relacionar os principais conceitos e teorias que subsidiarão a pesquisa. Podemos também fazer um breve resumo sobre eles e como eles se relacionam com a proposta da pesquisa. No tema exmplo deste texto, para fundamentar a pesquisa sobre cobertura de notícia em rede social, devemos buscar conceitos ligados a construção da notícia, webjornalismo, redes sociais e twitter. Importante indicar também os autores, seguindo (ao longo de todo o texto) as normas mais recentes da ABNT.

Metodologia

Na metodologia, você define a forma como realizará a pesquisa. Quais recursos, métodos e técnicas serão utilizados para que a pesquisa seja construída. Existem modelos prontos de metodologia alinhados a correntes teóricas consagradas nos diversos campos de saber. Verifique quais são as principais metodologias de pesquisa utilizadas na sua área e observe qual delas se alinha mais ao objeto e problema proposto.

Cronograma

Aqui devem ser elencadas todas as fases do processo da pesquisa, com período que será iniciado e finalizado. O cronograma é uma ferramenta importante para o graduando para que ele tenha controle sobre os prazos estipulados, consultando-o periodicamente. Ao perceber que atrasou em alguns dos itens estipualdos, é importante reorganizar o cronograma para que o prazo final ainda seja cumprido.

 Gostou das dicas? Agora é só arregaçar as mangas e redigir o seu projeto. Se tiver dúvida sobre o desenvolvimento de qualquer um dos itens indicados, deixe um comentário. Boa produção!

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil