Pílulas de Matemática - Pílula 1: O enunciado
Por: Andrea D.
08 de Dezembro de 2014

Pílulas de Matemática - Pílula 1: O enunciado

Matemática Geral EM Exercícios Equações Leitura Ensino Fundamental

Pílula 1 - O enunciado

Em minha experiência como professora noto que grande parte dos alunos não consegue acertar os exercícios não por falta de conhecimento ou habilidade em matemática e sim por não compreenderem o enunciado.

Antes de sair aplicando fórmulas, fazendo inúmeros cálculos, resolvendo equações e et cetera e tal, entenda o enunciado. Você vai ver que o tempo investido em entender o enunciado vai economizar muito suor e render muitos acertos.

1º) Leia o enunciado com tranquilidade e muita atenção. Leia o enunciado mais de uma vez pois na primeira vez você se familiariza com o problema de forma geral e nas próximas leituras você identifica com segurança o que está sendo pedido. Não suponha. Parece óbvio mas muitas vezes não é tão fácil colocar este hábito em prática. Na pressa de resolver o problema, temos a tendência de ler o enunciado superficialmente ou não ler até o final. Daí supomos o que ele está pedindo. E, na maioria das vezes, supomos errado e perdemos a questão. Por exemplo, muitas vezes a pergunta está no final do enunciado e muitas vezes existe uma alternativa que responde a uma pergunta que pode ser deduzida no meio do caminho. Pronto! Lá está a nossa resposta "correta". Acertamos!!!! Nããão! Esta era a resposta para a pergunta que nós deduzimos do enunciado mas não a pergunta que o enunciado realmente estava pedindo. Quer ver? Olha só:

Resolvendo a equação 2x-1=3... Nem terminamos de ler e já olhamos para as alternativas e logo ali na letra A está escrito 2. Pronto! Ansiando por economizar tempo vamos lá e marcamos a alternativa A e ainda saímos comemorando: "Acertei!".

Ledo engano. O enunciado completo dizia: Resolvendo a equação 2x-1=3 encontramos um valor de x tal que 4x é igual a...

Pronto! Perdemos uma questão super fácil por pura falta de atenção na leitura do enunciado. Percebeu que a letra A era uma boa casca de banana para os apressadinhos?

2º) Além de entender o enunciado é fundamental que você entenda os dados que estão sendo fornecidos. Muitas vezes complicamos a resolução de uma questão que poderia ser simples por não perceber que um dado essencial estava lá, escondidinho no meio daquela história toda que o enunciado conta. Outras caímos em pegadinhas dando atenção a um dado inútil que está sendo fornecido só para confundir.

Pessoal, muita calma e cuidado na leitura e interpretação do enunciado! Esta é uma tática fundamental para o sucesso na Matemática!

R$ 80 / h
Andrea D.
São Paulo / SP
Andrea D.
5,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Matemática para Concursos Matemática para Ensino Fundamental Matemática - Estatística
Mestrado: Administração de Empresas (Fundação Getúlio Vargas (FGV))
Estude Matemática, Inglês, Física
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil