Pílulas de Matemática - Pílula 1: O enunciado
Andrea D.
em 08 de Dezembro de 2014

Pílula 1 - O enunciado

Em minha experiência como professora noto que grande parte dos alunos não consegue acertar os exercícios não por falta de conhecimento ou habilidade em matemática e sim por não compreenderem o enunciado.

Antes de sair aplicando fórmulas, fazendo inúmeros cálculos, resolvendo equações e et cetera e tal, entenda o enunciado. Você vai ver que o tempo investido em entender o enunciado vai economizar muito suor e render muitos acertos.

1º) Leia o enunciado com tranquilidade e muita atenção. Leia o enunciado mais de uma vez pois na primeira vez você se familiariza com o problema de forma geral e nas próximas leituras você identifica com segurança o que está sendo pedido. Não suponha. Parece óbvio mas muitas vezes não é tão fácil colocar este hábito em prática. Na pressa de resolver o problema, temos a tendência de ler o enunciado superficialmente ou não ler até o final. Daí supomos o que ele está pedindo. E, na maioria das vezes, supomos errado e perdemos a questão. Por exemplo, muitas vezes a pergunta está no final do enunciado e muitas vezes existe uma alternativa que responde a uma pergunta que pode ser deduzida no meio do caminho. Pronto! Lá está a nossa resposta "correta". Acertamos!!!! Nããão! Esta era a resposta para a pergunta que nós deduzimos do enunciado mas não a pergunta que o enunciado realmente estava pedindo. Quer ver? Olha só:

Resolvendo a equação 2x-1=3... Nem terminamos de ler e já olhamos para as alternativas e logo ali na letra A está escrito 2. Pronto! Ansiando por economizar tempo vamos lá e marcamos a alternativa A e ainda saímos comemorando: "Acertei!".

Ledo engano. O enunciado completo dizia: Resolvendo a equação 2x-1=3 encontramos um valor de x tal que 4x é igual a...

Pronto! Perdemos uma questão super fácil por pura falta de atenção na leitura do enunciado. Percebeu que a letra A era uma boa casca de banana para os apressadinhos?

2º) Além de entender o enunciado é fundamental que você entenda os dados que estão sendo fornecidos. Muitas vezes complicamos a resolução de uma questão que poderia ser simples por não perceber que um dado essencial estava lá, escondidinho no meio daquela história toda que o enunciado conta. Outras caímos em pegadinhas dando atenção a um dado inútil que está sendo fornecido só para confundir.

Pessoal, muita calma e cuidado na leitura e interpretação do enunciado! Esta é uma tática fundamental para o sucesso na Matemática!

2 avaliações
São Paulo / SP
Mestrado: Administração de Empresas (FGV Fundação Getúlio Vargas)
Matemática para Concursos Geometria Matemática para Ensino Fundamental Matemática para Ensino Médio Raciocínio Quantitativo Matemática para Vestibulinhos Estatística
20 anos de experiência desde o ensino fundamental até pós graduação nas disciplinas Física, Estatística, Geometria, Matemática, Matemática Financeira, Raciocínio Lógico, Finanças Corporativas e Derivativos. Desconto para pacotes (a partir de 8h/mês, pagamento do pacote na primeira aula). As aulas s ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 80 / aula
Conversar Whatsapp do professor Andrea D. Whatsapp do professor Andrea D. WhatsApp
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil