Uma hora de aula se transforma em quatro!

História da Arte Geral
Uma hora de aula se transforma em quatro!
Andrea D.
em 18 de Dezembro de 2014

Se pararmos para analisar, uma hora de aula dada significa quatro ou mais horas de investimento do tempo do professor. Quer ver?

1º) O professor investe tempo identificando as necessidades do aluno que na maior parte das vezes não é descrita claramente pelo mesmo. Esta avaliação requer habilidade e tempo do professor para entender os objetivos e necessidades do aluno. Podemos estimar que, no mínimo, 30 minutos são investidos nesta etapa.

2º) Uma vez entendida a necessidade do aluno, o professor parte para a etapa de planejamento e preparação das aulas. Novamente o professor se depara com um grande desafio pois, em geral, os alunos precisam aprender em pouquíssimas horas o que não aprenderam em meses ou até anos de estudo escolar. O professor vira praticamente um milagreiro. E para fazer este milagre caber em poucas horas o planejamento e preparação precisam ser feitos com preciosidade. Podemos estimar que, no mínimo, mais 1 hora é investida nesta etapa.

3º) Um preparo bem sucedido requer que o aluno pratique atividades extra-aula. Neste quesito, além de preparar os exercícios e atividades que o aluno fará sozinho, o professor se disponibilizará a esclarecer dúvidas por telefone, email, whatsapp, etc. fora do horário de aula. Em geral, os professores ficam à disposição do aluno por uma semana depois de ocorrida a aula e muitas vezes dedicam seu tempo para corrigir de forma explicativa os exercícios feitos pelos alunos para devolverem aos mesmos. Estimemos pelo menos 30 minutos, muito conservadoramente falando, para esta etapa.

4º) Não esqueçamos do deslocamento do professor que, em uma cidade como São Paulo, pode significar horas e horas de seu tempo. Vamos ser bastante bondosos e estimar que não haverá trânsito nenhum, o transporte público funcionará pontualmente e haverá condições físicas para o professor entrar no mesmo, não haverá imprevistos como alagamentos, pneus furados, falta de energia nos trens, acidentes, que as distâncias são curtas, etc. (mais um milagre na vida do professor) Enfim, imaginando uma condição totalmente improvável, o professor gastaria no mínimo 30 minutos para ir mais 30 minutos para voltar do local em que a aula será dada ao aluno.

 

Pronto! Fácil, fácil, uma hora de aula se transformou em quatro horas de investimento do tempo do professor.

Então, ao analisar o custo de uma hora/aula existem outros fatores que muitas vezes não são vistos pelos alunos ao contratar ou considerados pelo professor ao precificar a aula. Isso considerando que avaliamos, por alto, apenas o impacto no tempo do professor. Imagine se considerarmos também os custos envolvidos: a mensalidade da internet, a comissão, o custo do transporte, o custo do local em que a aula é dada, etc.

 

Valorizemos o professor que, além de tudo isso, muito investiu em sua formação e ainda investe para manter-se atualizado e aprender continuamente!

São Paulo / SP

2 avaliações
Mestrado: Administração de Empresas (FGV Fundação Getúlio Vargas)
20 anos de experiência desde o ensino fundamental até pós graduação nas disciplinas Física, Estatística, Geometria, Matemática, Matemática Financeira, Raciocínio Lógico, Finanças Corporativas e Derivativos. Desconto para pacotes (a partir de 8h/mês, pagamento do pacote na primeira aula). As aulas são bastante práticas e incluem material didático complementar e lista de exercícios desenvolvidos de forma personalizada para cada aluno. Trabalho também com Traduções e Versões (inglês), orçamento ...
Derivativos, Geometria, Tesouraria Bancária, Estatística, Inglês Básico, Inglês Intermediário, Finanças Corporativas
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 90 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil