Dados em Painel  (Painel Data)
Por: Kleverton S.
05 de Julho de 2017

Dados em Painel (Painel Data)

Economia Econometria Estatística Problemas

Em estatística e econometria, os dados em painel referem-se a medições de dados multi-dimensionais ao longo do tempo. As  observações de dados em painel são a representação de vários fenômenos  ao longo de vários períodos de tempo obtido por um conjunto de empresas ou indivíduos. A análise também podem ser aplicada a diferentes séries de dados observados em duas dimensões, por exemplo, observar as unidades, como empresas, em diferentes estados, ou países.

O uso de dados em painel auxilia  o pesquisador a estudar diversos eventos com um número reduzido de observações de individuos, uma vez, que o total de observações em análise será a somatória de todos os anos observados de todos os individuos em análise. É importante salientar que os dados apresentam uma entrada lógica e organizar os dados de forma errada ocorre em viés de análise. 

Por fim, os dados em painel podem tratar de painéis balanceados quando se acompanham todas as unidades ao longo do tempo, e painéis não-balanceados quando uma ou mais unidade de observação não está presente em todos os períodos da base de dados. Esse segundo caso pode originar diversos problemas a serem considerados na análise econométrica se a presença ou não das unidades na base de dados não for aleatória. Os modelos de análise mais utilizados são efeitos fixos e efeitos aleatórios a diferença entre esses dois métodos fica para um próximo artigo.

 

 

SITE: https://www.excelparaempresas.expert/

Gostou?

Compartilhe essa ideia 

R$ 80 / h
Kleverton S.
Florianópolis / SC
Kleverton S.
Horas de aulas particulares ministradas 13 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Economia - Componentes principais Economia - GARCH Estatística na Economia
Mestrado: Economia (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC))
Aulas de Cálculo, Engenharia, Computação
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil