COMO APRENDER FÍSICA DE MODO EFICIENTE
Por: Dalmo C.
13 de Outubro de 2014

COMO APRENDER FÍSICA DE MODO EFICIENTE

Física EM EsSA Ensino Fundamental

                     COMO APRENDER FÍSICA DE MODO EFICIENTE

                    Como se aprende Física? Essa matéria parece ser impossível! Parece ser coisa só para gênios! Essas são expressões comuns entre estudantes de escolas públicas e/ou particulares e candidatos aos principais vestibulares do país. Muitas vezes alunos dizem ter passado todo o final de semana estudando para uma prova de física, mas se saíram  mal.  É  normal, também, bons alunos em outras matérias se saírem mal, ou não tão bem em física. Talvez uma dessas situações já tenha acontecido com você ou com alguém que você conheça. A solução está na maneira como se estuda para física, não na matéria em si, nem no professor, como alguns dizem. Veremos aqui três fatores que certamente vão ajudá-los a estudar para física de forma mais eficiente.

                    O primeiro fator importante é uma leitura prévia da matéria. No dia que antecede à aula de física é fundamental que o aluno faça uma leitura do assunto que será tratado na próxima aula, essa leitura não é para entender plenamente o assunto, mas apenas para saber o que será tratado e até fazer algumas conjecturas sobre o assunto. 

                    O segundo fator importante será executado na sala de aula. Trata-se da maneira como você assiste às aulas. O aluno precisa assistir às aulas de física como se estivesse descobrindo aquele conceito, à medida que o professor vai explanando a matéria. Nada daquela ideia de baixar a cabeça e começar a copiar tudo o que está na lousa, sem prestar atenção à linha de raciocínio que o professor está traçando. É claro que estamos supondo aqui que o professor esteja dando essa aula, com apenas alguns esquemas importantes na lousa, explanação do assunto de modo atraente, em ordem lógica e com as principais demonstrações, bem como pedindo a participação dos alunos com regularidade durante a aula. Dessa forma, você conseguirá dar um bom nível de atenção à aula, de modo que ampliará o que você leu previamente em casa e lhe proporcionará ter um melhor desempenho no terceiro fator importante.

                   O terceiro fator importante é fazer tarefa logo após a aula, no mesmo dia se possível. Nesse ponto você precisará de um pouco de tempo. Primeiro você vai dar uma repassada breve na aula do dia, depois vai tentar resolver todos os exercícios referentes àquela aula (exercícios adicionais, exercícios de tarefa, exercícios complementares, lição de casa, não importa o nome, mas sempre tem). Após resolver alguns, veja as respostas, caso seu material apresente as respostas desses exercícios, caso tenha acertado, ótimo! Passe para os próximos, caso tenha errado algum ou não tenha conseguido fazer, leia novamente a teoria, repasse os exercícios de aula, que o professor fez e tente fazer de novo. Repita essa operação até esgotar todos os exercícios referentes àquela lição. Se de toda forma ainda restarem dúvidas, marque-as e pergunte ao seu professor no início da próxima aula.

                    O que apresentei aqui é um roteiro para uma boa rotina de estudos, que no começo, talvez não seja fácil, pela falta de costume, mas, aos poucos verá que estará entendendo melhor a matéria e passará a fazer provas com mais tranquilidade, sem precisar passar os fins de semana estudando desesperadamente, ou ficar acordado (a) na noite anterior à prova para estudos de última hora. Esse método pode ser estendido a todas as matérias e assim, você se livrará definitivamente do medo de fazer provas, principalmente do desespero que é fazer uma prova de física. Num próximo artigo falarei sobre como resolver questões de física - exercícios e problemas.

R$ 70 / h
Dalmo C.
Itiruçu / BA
Dalmo C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Ondas Ondulatória Termologia
Graduação: Licenciatura em Fisica (IFUSP)
Professor de física e de matemática. Experiência com aulas particulares
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil