COMO RESOLVER UMA QUESTÃO DE FÍSICA
Por: Dalmo C.
20 de Outubro de 2014

COMO RESOLVER UMA QUESTÃO DE FÍSICA

Física EM Fuvest EsSA Pré-Vestibular

                                                                            COMO RESOLVER UMA QUESTÃO DE FÍSICA

 

                Escrevi recentemente por que física parece ser tão difícil, e um dos pontos de destaque foi o fato do aluno precisar articular além dos conhecimentos de física, também de matemática e interpretação de texto  e como estudar para física, destacando nesse artigo a necessidade de uma rotina de estudos.

                Para resolver questões de física, o aluno vai precisar mostrar que tem uma boa capacidade de interpretação de texto e, depois, com a rotina de estudos, tornará essa prática cada vez mais eficiente. Então vamos lá, como resolver questões?

                Primeiro quero dizer que estou chamando aqui de “questão”, de modo genérico o que pode ser um exercício ou um problema, que num próximo artigo farei uma “diferenciação”. Dada uma questão de física, então, em qualquer nível, devemos ser capazes de:

  1.        Fazer uma boa leitura;
  2.        Fazer um desenho que represente a questão (a boa leitura lhe ajudará a não perder detalhes);
  3.        Separar os dados apresentados na questão, (a boa leitura lhe ajudará a não perder dados importantes);
  4.        Identificar o que se pede no problema, qual a pergunta, afinal? Às vezes tem mais que uma pergunta;
  5.        Qual o assunto? Identifique qual(is) o(s) princípio(s) envolvido(s) e busque as expressões matemáticas que poderão lhe ajudar na resolução.          Essa busca deve ser feita em sua mente, se estiver fazendo uma prova, é claro, mas se estiver fazendo questões naquela rotina de estudos,            que sempre menciono, essas fórmulas devem estar numa folha perto de você, para consulta imediata;
  6.        AGORA, você está pronto para resolver a questão. O AGORA está destacado, pois, para muitos alunos e candidatos ao vestibular, infelizmente,        uma questão se resume em RESOLVER. Ele sai colocando qualquer fórmula, em qualquer lugar, sem nem pensar se ela se aplica àquele                  assunto.

               Essa sequência não é propriedade minha  todo professor de física, praticamente,  chama atenção a uma sequência como essa. O importante é que você treine essa sequência na sua rotina de estudo semanal, não apenas antes da prova. Você verá que, à medida que treinar, você poderá fundir alguns passos acima e, assim, ganhar tempo, pois para um vestibular você vai precisar não apenas fazer corretamente as questões, mas também fazê-las de modo rápido. Só como referência,  para a FUVEST na primeira fase, a média é 3 minutos por questão, mas para isso, primeiro precisamos saber fazer com segurança as questões de física.

        Exemplificando a fusão de passos que mencionei acima, você poderá na leitura já separar os dados e, ao mesmo tempo fazer um desenho ou esquema que represente a situação e, é claro que desse modo o assunto já estará identificado. Aí é só aplicar as expressões matemáticas e, finalmente RESOLVER a questão.

        Esse é um roteiro que deve ser colocado em prática e assim melhorará sua rotina de estudos que, por sua vez, vai melhorar seu desempenho escolar e o habilitará mais para o seu vestibular. Nos próximos artigos estarei exemplificando exercícios e problemas e, ainda aplicarei esses passos para ficarem mais consolidados em suas mentes. 

R$ 70 / h
Dalmo C.
Itiruçu / BA
Dalmo C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Física para Ensino Médio Física para Ensino Fundamental Ondas
Graduação: Licenciatura em Fisica (IFUSP)
Professor de física e de matemática. Experiência com aulas particulares
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil