COMO RESOLVER UMA QUESTÃO DE FÍSICA

Física EM Fuvest EsSA Pré-Vestibular
COMO RESOLVER UMA QUESTÃO DE FÍSICA
Dalmo Cidreira
em 20 de Outubro de 2014

                                                                            COMO RESOLVER UMA QUESTÃO DE FÍSICA

 

                Escrevi recentemente por que física parece ser tão difícil, e um dos pontos de destaque foi o fato do aluno precisar articular além dos conhecimentos de física, também de matemática e interpretação de texto  e como estudar para física, destacando nesse artigo a necessidade de uma rotina de estudos.

                Para resolver questões de física, o aluno vai precisar mostrar que tem uma boa capacidade de interpretação de texto e, depois, com a rotina de estudos, tornará essa prática cada vez mais eficiente. Então vamos lá, como resolver questões?

                Primeiro quero dizer que estou chamando aqui de “questão”, de modo genérico o que pode ser um exercício ou um problema, que num próximo artigo farei uma “diferenciação”. Dada uma questão de física, então, em qualquer nível, devemos ser capazes de:

  1.        Fazer uma boa leitura;
  2.        Fazer um desenho que represente a questão (a boa leitura lhe ajudará a não perder detalhes);
  3.        Separar os dados apresentados na questão, (a boa leitura lhe ajudará a não perder dados importantes);
  4.        Identificar o que se pede no problema, qual a pergunta, afinal? Às vezes tem mais que uma pergunta;
  5.        Qual o assunto? Identifique qual(is) o(s) princípio(s) envolvido(s) e busque as expressões matemáticas que poderão lhe ajudar na resolução.          Essa busca deve ser feita em sua mente, se estiver fazendo uma prova, é claro, mas se estiver fazendo questões naquela rotina de estudos,            que sempre menciono, essas fórmulas devem estar numa folha perto de você, para consulta imediata;
  6.        AGORA, você está pronto para resolver a questão. O AGORA está destacado, pois, para muitos alunos e candidatos ao vestibular, infelizmente,        uma questão se resume em RESOLVER. Ele sai colocando qualquer fórmula, em qualquer lugar, sem nem pensar se ela se aplica àquele                  assunto.

               Essa sequência não é propriedade minha  todo professor de física, praticamente,  chama atenção a uma sequência como essa. O importante é que você treine essa sequência na sua rotina de estudo semanal, não apenas antes da prova. Você verá que, à medida que treinar, você poderá fundir alguns passos acima e, assim, ganhar tempo, pois para um vestibular você vai precisar não apenas fazer corretamente as questões, mas também fazê-las de modo rápido. Só como referência,  para a FUVEST na primeira fase, a média é 3 minutos por questão, mas para isso, primeiro precisamos saber fazer com segurança as questões de física.

        Exemplificando a fusão de passos que mencionei acima, você poderá na leitura já separar os dados e, ao mesmo tempo fazer um desenho ou esquema que represente a situação e, é claro que desse modo o assunto já estará identificado. Aí é só aplicar as expressões matemáticas e, finalmente RESOLVER a questão.

        Esse é um roteiro que deve ser colocado em prática e assim melhorará sua rotina de estudos que, por sua vez, vai melhorar seu desempenho escolar e o habilitará mais para o seu vestibular. Nos próximos artigos estarei exemplificando exercícios e problemas e, ainda aplicarei esses passos para ficarem mais consolidados em suas mentes. 

Carapicuíba / SP
Graduação: Licenciatura em Fisica (IFUSP)
Nasci em Jequié, Bahia há pouco mais de meio século!! Estudei em escolas públicas no ensino fundamental e médio e cursei Bacharelado em Física e Licenciatura em Física no Instituto de Física da USP-SP. Já leciono por muitos anos, sendo a maior parte em escolas particulares, que usam sistemas de cursos importantes de São Paulo.
Física para Ensino Fundamental, Física - Mecânica, Ondulatória, Física para Ensino Médio, Física para ENEM, Termologia, Óptica
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil