COMO RESOLVER UMA QUESTÃO DE FÍSICA
em 20 de Outubro de 2014
FÍSICA – DIFÍCIL MAS FASCINANTE
Falar que física é uma matéria difícil ou que uma prova de física foi muito difícil é muito comum na maioria das escolas e nos exames vestibulares. Muitas escolas inclusive programam plantões de dúvidas semanais, específicos para física e , muitas vezes para matemática, também. Mas por que isso? por que tanta dificuldade para entender uma disciplina? Veremos nesse artigo três motivos para isso.
Embora os fenômenos físicos estejam sempre presentes em nossas vidas, de muitas formas, as crianças apenas passam a tomar contato com eles de modo sistemático no 9º ano, de modo geral, e mesmo assim, na maioria dos casos, divido com química. Já a matemática e o português são estudados desde que as crianças entram na escola, na verdade, antes, pois os pais já lhes dão algumas noções dessas disciplinas. A Física é apresentada, nesse contexto como algo difícil, de pouco acesso e para poucos, apenas os gênios podem compreendê-la bem;
Logo cedo os alunos percebem que, se quiserem entender bem essa matéria, não basta compreender seus conceitos, ele precisará ler com atenção os problemas, entende-los bem e aí, então resolvê-los e para isso, muitas vezes precisará articular de modo pelo menos razoável as ferramentas matemáticas que ele aprendeu e, muitas vezes não sabia como usaria ou para que poderia servir. Ele percebe que o negócio é bem difícil, então. Interpretação de textos não é fácil, matemática também não, mas pelo menos se estuda isso separadamente, agora tudo junto!?
Um professor do Instituto de Física da USP certa vez disse que “os alunos que ingressam na universidade para estudar física, ao sair do ensino médio, não têm madureza para aquele curso”, é realmente muito difícil para a maioria dos ingressantes. Os conceitos físicos não são simples, não são coisas fáceis de se entender, por isso a necessidade de, como mencionado nos pontos acima, lançar mão de habilidades múltiplas, como interpretação de texto e matemática, sem contar o raciocínio lógico, organização e clareza nas resposta, junto com um início tardio, torna esse aprendizado tão difícil.
Mas, embora a situação seja assim, tão complicada, a física é também uma matéria fascinante, pois chama a atenção por explicar os fenômenos da natureza, fenômenos esses que estão à nossa volta nos desafiam, intriga e desperta nossa curiosidade. Estudar e entender como certos fenômenos que mais parecem mágica são explicados, demonstrados e quantizados, é simplesmente impressionante e faz com que muitos, embora tenham tantas dificuldades, venham a se interessar por essa disciplina. Física: difícil mas fascinante.
Num próximo artigo veremos como estudar física, de modo eficiente, até lá.