NA CEIA DE NATAL...
Por: Wagner P.
21 de Dezembro de 2017

NA CEIA DE NATAL...

Administração Filosofia e Misticismo para Líderes Gestão por competências Gestão Recursos Humanos Relações Públicas

Faltam quatro dias para o natal e...

 

O que você vai dizer quando:

 

1. Aquele parente vier perguntando sobre como vai os estudos/ o trabalho

 

O Brasil enfrentra uma grande crise no ensino público-privado. O crescimento dos monopólios tendem a sucatear a educação - não há nenhuma pesquisa séria que aponte isso, mas ... No caso do ensino público não vou dissertar muito para não ser repetitivo. O fato é que vivemos num caos da educação. A pergunda é aonde isso nos levará?

A taxa de desemprego medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atingiu 12,6%. Ainda são 13,1 milhões de pessoas em busca de um emprego, número 9,1% maior que há um ano, mas 4,8% menor que há três meses. Quase o ano inteiro, uma constante que permanece, o crescimento que sustentou o emprego como "estável" durante o ano de 2017, foi o emprego informal. 

Entretanto, o natal tem um espírito de compartilhar alegrias e dividir a comunhão de esperança e boas novas. Não fique falando de crise e dificuldades na educação pública e privada. 

Converse sobre oportunidades:

- O Brasil é um país continental e não faltam aqui gênios, nossa história é uma história dos grandes cientistas, artistas, pensadores, escritores e exploradoes. Se não souber muito, busque aprender com quem sabe

 

VOCÊ SABIA? : Há filosofos Brasileiros

- Tobias Barreto

- Mario Ferreira dos Santos

- Farias Brito

-etc.

 

2. Vierem perguntando: Já está namorando?/ Quando vão casar?/ Quando vão ter o 1o/ 2o?/etc./ quando vão ligar?/

 

Toda Família se interessa e se preocupa, naturalmente, com o seu grupo. É natural muitas vezes se sentir arredio com essa preocupação, tomando essas ações por uma conotação de fofoca ou de excessos- não que não os haja. Devemos compreender a sinceridade do espírito de natal. Deste ambiente que resgata valores que, talvez deveriam nos acompanhar todos os dias - constantemente. 

 

3. Refletimos sobre "Custo x Valor"

 

Muitas vezes, o natal tem o custo de um presente caro, mas a expectativa - de seu valor - não é alcançada. Parece que as crianças se apegam mais a embalagens que aos brinquedos em si. Outras brincam 5 min e deixam para lá. 

O custo do NATAL é o custo da vida. Que valor temos dado a ele? Ou melhor, quais os valores temos carregado com ele? Quantas vezes nos esquecemos do amor - aquele que é capaz de dar a vida pelo outro. A correria do cotidiano nos tira os brilhos nos olhos da esperança real que não se pode tirar com as circunstâncias - embora venham adversidades. Que neste natal, não nos enganemos com ilusões ou mentiras, mas voltemos aos valores uma vez perdidos que podem, a todos acrescentar, neste e no próximo ano, uma carreira prospera nos estudos e no trabalho.

 

R$ 45 / h
Wagner P.
Rio de Janeiro / RJ
Wagner P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Mestrado: Filosofia e Ensino (CEFET RJ)
Venha aprender Filosofia, Sociologia, Teologia
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil