OBITUÁRIO - A morte de Sócrates.
Por: Wagner P.
12 de Dezembro de 2017

OBITUÁRIO - A morte de Sócrates.

Filosofia Educação Platão Introdução

Morte de Sócrates - Jaques-Louis David (1978-1825)

Você já deve saber que Sócrates foi condenado à morte. Hoje me pergunto com você: Sócrates (469-399 a.c.) realmente morreu?

1. A acusação contra Sócrates, de corromper a juventude, e de não ser piedoso. Ao longo da história da filosofia também fariam juz a contradição entre os que se dizem "donos" da verdade, e aqueles que, corajosos, se propõem a refletir, questionar. Voltaire (1694-1778), o filósofo renascentista disse uma vez que defenderia o direito de alguém falar sua opinião mesmo que não concordasse com ela. E isso quer dizer que a o direito a expressão, e mais, o direito de que ao nos expressar, ninguém saia com o olho roxo. De que o diálogo seja saudável, fruto de uma reflexão conjunta sobre temas comuns e debate de ideias.

O que isso tem a ver com Sócrates?

2. A verdade para Sócrates é alcançada por meio do diálogo. É como se eu batesse uma pedra na outra até que saísse faísca, e então vem o fogo. Acredite, meu amigo, até o fim de sua vida tudo que Sócrates queria não era defender suas ideias, mas buscar diálogo: buscar a verdade. Por isso ele reconheceu que é melhor ser condenado injustamente, que de modo justo. A justiça, o bem e a verdade guiam para um diálogo e posicionamento para com os cidadãos atenienses

3. Ao fim da história, diz-se que sócrates morreu por Atenas, como um mártir. Isso, pois não foi sócrates que escreveu sobre sua filosofia. Sócrates é um personagem quase mítico na filosofia. Uma imagem que representa o amor à sabedoria, verdade e justiça. Não foi este mesmo que deu continuidade ao diálogo e busca pela verdade, mas seus discípulos. Assim mesmo, a filosofia não é uma pessoa, mas tem em si, o dever de estar em constante diálogo.

4. Assim também, como vemos na pintura de Jaques-luis David,  enquanto todos os homens da pintura permanecem desanimados com a decisão da condenação de Sócrates, mesmo assim, este persiste inabalável, pois sabe que o que ele suporta não foi abalado. Embora no centro da pintura está no veneno que matou Sócrates, que apontaria para seu fim, todos os acontecimentos apontam para a cabeça do velho homem sentado na esquerda com rolos (livros) - os diálogos: este é Platão. A filosofia pode parecer morta, sufocada, mas enquanto houver possibilidade para diálogo e uma mente livre para levantar uma pergunta haveremos de dizer: Socrates vive! 

R$ 45 / h
Wagner P.
Rio de Janeiro / RJ
Wagner P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Filosofia no Vestibular Filosofia - Atualidades Filosofia - Filosofia Política e Ética
Mestrado: Filosofia e Ensino (CEFET RJ)
Venha aprender Filosofia, Sociologia, Teologia
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil