Os professores deveriam avisar os alunos sobre ...
Por: Wagner P.
20 de Dezembro de 2017

Os professores deveriam avisar os alunos sobre ...

Filosofia

"Os professores deveriam avisar seus alunos sobre eles mesmos". É o que falou o Filósofo F. W. Nietzsche. Essa é uma frase para nós educadores levarmos para toda  Isso dizia Nietzsche. Ora, o que ele está querendo dizer quando apontou, no livro "escritos sobre a educação", que o futuro da educação estaria fadado a sufocar o surgimento do gênio. Se algum alunno está lendo este texto, sinto muito: você provavelmente não é ensinado para ser um gênio. É ensinado para o mercado de trabalho... para perseguir cenouras.

1. Eis uma coisa que não deve ser dita nos jantares de família "Filho o que você quer ser?", e você então responde: que quer ser um gênio. Talvez se Nietzsche, Steve Jobs ou qualquer outro dos grandes protagonistas da nossa história o tivessem falado, seus familiares o ouviriam como música. Entretanto, nos nossos dias é necessário ser "alguém na vida". E para isso, é necessário ser apenas mais um - mais um alguém, que ninguém sabe quem.

2. Triste é saber que a tragédia anunciada por Nietzsche, que mais como um profeta que como filósofo, previu que o "deus" mercado nos dias de hoje regeria os espaços diversos da sociedade, a começar pela educação. Nietzsche, no entanto, não se referia apenas a este mal quando recomendoou para os professores avisarem seus alunos sobre eles mesmos.

3. A crítica de Nietzsche dedica-se aos professores de vaidade imensa e conteúdo nenhum, que crêem que a prática de ensino compreende-se a encher alunos como se estes devessem moldar-se a sua imagem e semelhança. Numa cadeia de produção fabril - que nos lembra muito alguns colégios de hoje - alunos do modelo Prussiano eram preparados para o trabalho na proposta do ensino técnico. A crítica de Nietzsche é atual e, por isso, aterradora. Mesmo quando, nos cursinhos, aqueles parecem nos "treinar" para respostas conteudistas de filosofia e sociologia, o apego à vida como tal e a liberdade que esta carrega, este não se estimula nas instituições de ensino - em sua maioria. 

4. Por fim, por que então avisar aos seus alunos sobre si mesmos? A verdade é que os professores não compreendem tudo sobre o que ensinam, não sabem tudo, e deveriam compartilhar difrentes conhecimentos em vez de crer que a verdade - o conhecimento místico socrático - está guardado em si.

 

Espero colocar esta humilde reflexão para todos alunos, professores pensarmos para o próximo ano. Ensinar e aprender filosofia. 

 

Abraço a todos,

 

Wagner.

 

 

R$ 45 / h
Wagner P.
Rio de Janeiro / RJ
Wagner P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Filosofia - Técnico Filosofia - Filosofia aplicada à gestão empresarial Concurso de Filosofia
Mestrado: Filosofia e Ensino (CEFET RJ)
Venha aprender Filosofia, Sociologia, Teologia
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil