Maudoso ou maldoso?
em 02 de Março de 2016
Muitas empresas, em prol da concorrência e da luta pelo cliente, oferecem um serviço muito comum atualmente, a entrega de produtos em casa. Algumas apelam à expressão inglesa delivery , outras preferem a locução adverbial “ em domicílio”. Entretanto, nas placas e outdoors, duas formas convivem juntas: “ entregamos a domicílio” e “ entregamos em domicílio” , o que gera dúvidas sobre o uso correto da preposição. Bom, o correto seria “entregamos em domicílio” , pois a o uso da preposição é determinado pelo verbo. Sendo assim, “ entregamos algo em algum lugar, ou seja, o verbo “entregar” exige a preposição “em”.
Entretanto, o uso constante da preposição “ a” tem uma explicação coerente. Em português, alguns verbos possuem carga semântica ( sentido) semelhante, o que leva o falante a associar seus sentidos e atribuir a mesma preposição ao seu complemento. Por exemplo: O verbo namorar, por ser associado ao verbo casar, geralmente, recebe a preposição “ com” e , por isso, ouvimos com frequência: “ Joana namora com Felipe”, mas o verbo namorar é transitivo direto, portanto, não exige preposição. O correto, nesse caso, seria : Joana namora Felipe.
Com verbo “entregar” ocorre o mesmo. Normalmente, o falante o associa ao verbo “levar”, pois “levamos alguma coisa a algum lugar” e, por esse motivo, a confusão é normal.
Portanto, não confunda namorar com casar, nem entregar com levar. O correto é " Entregamos em domicílio."
Espero que tenham gostado! Um grande beijo e bons estudos!