Você sabe quando usar " onde" ou " aonde" ?

Português Gramática
Você sabe quando usar " onde" ou " aonde" ?
Débora Bianco
em 24 de Agosto de 2014

Aonde você mora? , Onde você vai?, Aonde você está?. Aparentemente, não há qualquer problema nessas frases. Aliás, são banais e muito comuns no nosso dia a dia. Entretanto, antes de usar as formas onde e aonde, precisamos ficar atentos ao verbo, pois é ele quem irá determinar o uso de uma ou outra forma. Na verdade, as frases acima, apesar de muito recorrentes na fala, apresentam um uso equivocado das formas em destaque. Certamente, você já ouviu a  palavra regência e , mesmo que não saiba seu significado literal, consegue compreender que há nela uma noção de comando e orientação.  Já ouviu falar em  maestro regente? Não é ele quem rege a orquestra? Pois bem, a gramática chama de regência verbal a relação entre o verbo e seus respectivos complementos, ou seja, o verbo comanda, ordena o uso ou a falta de preposição acompanhando o elemento que o completa.

Observe: Aonde vamos?

O verbo ir pede a existência da preposição acompanhando seu complemento. Podemos recorrer a seguinte construção para compreender melhor:

Vou a (preposição) o banheiro = Vou ao( prep+ artigo) banheiro

Não poderíamos construir essa frase sem o uso da preposição, pois ficaria mais ou menos assim:  Vou o banheiro , o que seria uma construção, no mínimo, estranha. Informalmente, é comum ouvirmos " vou no banheiro",nesse caso,  usou-se a preposição " em". Entretanto, segundo a norma culta, o correto seria usar a preposição  "a". 

Portanto, no caso do aonde, temos a junção da preposição a com a palavra onde.

Observe: Vamos a+ onde ? = Vamos aonde?

Repare:

Onde você está?

Na pergunta acima, o verbo utilizado é o estar. Nesse caso, não há a necessidade do uso da preposição, pois o verbo estar indica permanência.

Portanto, quando quiser perguntar onde alguém mora, observe o verbo em questão. Morar é um verbo que não exige a preposição " a"  , já que ninguém “mora a” . Então, o correto seria Onde você mora? E não “Aonde você mora?”

Em caso de dúvidas, reflita sobre o verbo. Se ele exigir a preposição "a", use " aonde", caso contrário, use " onde". 

Espero que tenham gostado da dica ! Um grande beijo! Bons estudos! 

Contato: deborabianco.portugues@gmail.com

Campinas / SP

9 avaliações
Mestrado: Língua Portuguesa (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ )
Sou formada em letras ( português e literaturas) pela UFRJ, com mestrado em Língua Portuguesa pela UERJ. Atuo no ensino fundamental e médio, cursos preparatórios e pré-vestibulares. Sou tutora da graduação em letras do consórcio CEDERJ e possuo experiência em EAD. Trabalho com aulas particulares on-line de português e redação.
Português - Português, Redação, Letras - Letras, Letras - Língua Portuguesa, Letras - Linguística, Técnica para as melhores notas nas redações FUVEST e ENEM, Redação para ENEM
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 56 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil