Maudoso ou maldoso?
em 02 de Março de 2016
Aonde você mora? , Onde você vai?, Aonde você está?. Aparentemente, não há qualquer problema nessas frases. Aliás, são banais e muito comuns no nosso dia a dia. Entretanto, antes de usar as formas onde e aonde, precisamos ficar atentos ao verbo, pois é ele quem irá determinar o uso de uma ou outra forma. Na verdade, as frases acima, apesar de muito recorrentes na fala, apresentam um uso equivocado das formas em destaque. Certamente, você já ouviu a palavra regência e , mesmo que não saiba seu significado literal, consegue compreender que há nela uma noção de comando e orientação. Já ouviu falar em maestro regente? Não é ele quem rege a orquestra? Pois bem, a gramática chama de regência verbal a relação entre o verbo e seus respectivos complementos, ou seja, o verbo comanda, ordena o uso ou a falta de preposição acompanhando o elemento que o completa.
Observe: Aonde vamos?
O verbo ir pede a existência da preposição acompanhando seu complemento. Podemos recorrer a seguinte construção para compreender melhor:
Vou a (preposição) o banheiro = Vou ao( prep+ artigo) banheiro
Não poderíamos construir essa frase sem o uso da preposição, pois ficaria mais ou menos assim: Vou o banheiro , o que seria uma construção, no mínimo, estranha. Informalmente, é comum ouvirmos " vou no banheiro",nesse caso, usou-se a preposição " em". Entretanto, segundo a norma culta, o correto seria usar a preposição "a".
Portanto, no caso do aonde, temos a junção da preposição a com a palavra onde.
Observe: Vamos a+ onde ? = Vamos aonde?
Repare:
Onde você está?
Na pergunta acima, o verbo utilizado é o estar. Nesse caso, não há a necessidade do uso da preposição, pois o verbo estar indica permanência.
Portanto, quando quiser perguntar onde alguém mora, observe o verbo em questão. Morar é um verbo que não exige a preposição " a" , já que ninguém “mora a” . Então, o correto seria Onde você mora? E não “Aonde você mora?”
Em caso de dúvidas, reflita sobre o verbo. Se ele exigir a preposição "a", use " aonde", caso contrário, use " onde".
Espero que tenham gostado da dica ! Um grande beijo! Bons estudos!
Contato: deborabianco.portugues@gmail.com