África pré-colonial
Por: Haidee O.
18 de Outubro de 2016

África pré-colonial

História História Geral Africa Mundo Política História do Brasil

 

As visões que se tem da África pré-colonial, são representações propagadas pelo cristianismo que apresentam o continente como terras inóspitas, onde reina a imoralidade e cultos pagãos. No entanto, a África antes dos europeus vai além disso. O continente era constituído por sociedades tribais ou então divida em reinos. Da mesma forma que existiam povos nômades e povos sedentários, que se fixavam em determinado local onde era possível se valer da caça, pesca e com solo favorável a agricultura.

Cada sociedade tinha sua própria organização econômica, política e cultural. Entretanto havia outras sociedades que eram reinos muito bem estabelecidos que praticavam o comércio no continente. Alguns dos grandes reinos praticavam o comércio de cereais, marfim, pimenta enquanto outros comerciavam tecidos, sal, cobre, tâmaras e figos.

A escravidão africana é atribuída ao europeu colonizador, mas a pratica já era conhecida no continente antes. Era considerado prestígio que chefes de aldeias e reis possuíssem escravos. Geralmente se conseguia escravos através de guerras ou sequestros entre tribos. Também ocorria pratica de escravidão dentro das próprias tribos, geralmente uma punição por roubos, assassinatos e até voluntária devido à fome.

A prática religiosa no período pré-colonial era bem diversificada e com uma variedade de crenças, que cultuavam desde elementos da natureza, quanto animais representando determinadas virtudes e características. Estas práticas se transformaram ao longo do tempo e também sofreram influências tanto da colonização, quanto da escravidão que espalhou os africanos pelo mundo. Assim chegamos a forma que conhecemos de religiosidade africana no Brasil e as diversas variações em locais onde a presença africana foi marcante.

Fontes:

SILVA, Alberto costa e, A África Explicada A Meus Filhos. Agir, 2008.

WWW.brasilescola.com.br

Historia geral da áfrica vol 1 e 2

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil