Revisão Bibliográfica: best friend ou vilã ?
Por: Caroline S.
13 de Abril de 2020

Revisão Bibliográfica: best friend ou vilã ?

Química TCC Orientação de TCC Trabalhos acadêmicos Pesquisa Auxílio em trabalhos Formatação ABNT Formatação de trabalhos Bacharel Graduação Graduação Basico Ecologia (Graduação) Revisão Universitário UNIFESP UNICAMP UERJ Qualquer campo Qualquer nível Qualquer assunto Curso superior Ensino Superior Farmácia FACULDADE UFJF UFRGS

Para você que tem se sentido sozinha (o), distante do mundo & quase desaparecendo da face da terra por estar gestando um filho chamado "Trabalho acadêmico", então aqui é o seu lugar.

Com uma pitada de humor & falta de vergonha na cara, tornaremos mais fáceis pra você os dias que se seguirão ao longo da escrita do seu trabalho acadêmico. Seja você graduando, graduado, pós-graduando & pós-graduado, seremos um ponto de apoio científico emocional & educacional, até porque é impossível fazer ciência com uma baita dor de cabeça & alto estima na sola do pé. Vem com a gente, fica assim não, tudo vai dar certo, viu? Vamo aprender? Então, a Revisão bibliográfica é a sua maior aliada na redação científica. É ela que pega você pelo braço e te conduz às mais diversas descobertas científicas sobre o tema.

É através dela que você descobre se o seu tema é uma droga ou se é apropriadamente fabuloso ou até mesmo inédito. É preciso primeiro conhecer o que já foi realizado por outros pesquisadores e quais são as fronteiras do conhecimento. Desta forma, a revisão bibliográfica é indispensável para a delimitação do problema em um projeto de pesquisa e para obter uma ideia precisa sobre o estado atual dos conhecimentos acerca de um tema, as suas lacunas e a contribuição da investigação para o desenvolvimento do conhecimento.

 É preciso ter um roteiro de leitura para fazer uma boa revisão bibliográfica.

1) pesquise as possíveis obras candidatas à sua leitura,

2) caracterize-as,

3)avalie & escreva suas contribuições para o estudo proposto. 

Como você fará isso? 

  • Leia de forma exploratória & seletiva os artigos, livros & trabalhos já publicados acerca do tema;
  • Salve os materiais em uma pasta em seu computador, ou anote as referências dos livros pesquisados;
  • Faça uma leitura reflexiva & crítica mais aprofundada de cada referência selecionada, à fim de certificar-se da utilidade do material para o estudo;
  • Lance um olhar interpretativo sobre cada referência pesquisada, à fim de relacionar as idéias expressas na obra com o problema para o qual se busca resposta;
  • Escreva, escreva como se não houvesse amanhã! Lembre-se de que se inicia um trabalho acadêmico com a escrita. Por isso, escreva mesmo que você tenha que corrigir tudo depois. Coloque as idéias no papel para sentir-se motivado amanhã!

Erros fatais ocorrem ao longo do processo de produção da escrita acadêmica, e você não vai querer cometê-los, certo? Portanto:

a) Organize suas referências & planeje-se para analisá-las detalhadamente;

b) Dê prioridade aos artigos em periódicos científicos, livros, teses, dissertações e resumos em congresso;

c) Seja consistente, é preciso revisar a bibliografia constantemente durante todo desenvolvimento do trabalho, podem surgir novas hipóteses em resposta ao problema científico identificado;

d) Comece! Faça cada dia um pouquinho. Lembre-se que não se constrói uma casa da noite para o dia. Da mesma forma é o seu trabalho.

Quer mais dicas? Está desamparado(a) porque o orientador(a) te desorientou? Vem conversar comigo!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil