
Química é indispensável

em 30 de Maio de 2020
Para você que tem se sentido sozinha (o), distante do mundo & quase desaparecendo da face da terra por estar gestando um filho chamado "Trabalho acadêmico", então aqui é o seu lugar.
Com uma pitada de humor & falta de vergonha na cara, tornaremos mais fáceis pra você os dias que se seguirão ao longo da escrita do seu trabalho acadêmico. Seja você graduando, graduado, pós-graduando & pós-graduado, seremos um ponto de apoio científico emocional & educacional, até porque é impossível fazer ciência com uma baita dor de cabeça & alto estima na sola do pé. Vem com a gente, fica assim não, tudo vai dar certo, viu? Vamo aprender? Então, a Revisão bibliográfica é a sua maior aliada na redação científica. É ela que pega você pelo braço e te conduz às mais diversas descobertas científicas sobre o tema.
É através dela que você descobre se o seu tema é uma droga ou se é apropriadamente fabuloso ou até mesmo inédito. É preciso primeiro conhecer o que já foi realizado por outros pesquisadores e quais são as fronteiras do conhecimento. Desta forma, a revisão bibliográfica é indispensável para a delimitação do problema em um projeto de pesquisa e para obter uma ideia precisa sobre o estado atual dos conhecimentos acerca de um tema, as suas lacunas e a contribuição da investigação para o desenvolvimento do conhecimento.
É preciso ter um roteiro de leitura para fazer uma boa revisão bibliográfica.
1) pesquise as possíveis obras candidatas à sua leitura,
2) caracterize-as,
3)avalie & escreva suas contribuições para o estudo proposto.
Como você fará isso?
Erros fatais ocorrem ao longo do processo de produção da escrita acadêmica, e você não vai querer cometê-los, certo? Portanto:
a) Organize suas referências & planeje-se para analisá-las detalhadamente;
b) Dê prioridade aos artigos em periódicos científicos, livros, teses, dissertações e resumos em congresso;
c) Seja consistente, é preciso revisar a bibliografia constantemente durante todo desenvolvimento do trabalho, podem surgir novas hipóteses em resposta ao problema científico identificado;
d) Comece! Faça cada dia um pouquinho. Lembre-se que não se constrói uma casa da noite para o dia. Da mesma forma é o seu trabalho.
Quer mais dicas? Está desamparado(a) porque o orientador(a) te desorientou? Vem conversar comigo!