Serotonina e felicidade: mito ou verdade?
Por: Caroline S.
16 de Abril de 2020

Serotonina e felicidade: mito ou verdade?

Química Bioquímica serotonina hormonios Química corpo

Como entre as funções da serotonina está a regulação do sono, do apetite, do humor, da temperatura do corpo e do ritmo cardíaco, fica evidente que ter níveis adequados da substância no organismo é fundamental para viver feliz e bem disposto.

Além disso, a serotonina tem relação direta com a libido. Por isso, alterações nos níveis dessa substância influenciam diretamente no desejo sexual do indivíduo.

Por fim, é preciso falar também do impacto do hormônio na depressão. Hoje sabe-se que na pessoa com depressão há um desequilíbrio nos neurotransmissores do cérebro. Ou seja, a produção de substâncias como a serotonina e a noradrenalina é deficiente. 

De acordo com o psiquiatra formado pela Universidade de São Paulo e médico do Hospital Samaritano Dr. Marco Antonio Abud, “o desequilíbrio dessa substância impacta diretamente na forma como nós sentimos, podendo influenciar no aparecimento de transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade.

Portanto, não é à toa que a serotonina é conhecida como o neurotransmissor da felicidade: ela libera em nosso sistema nervoso central uma sensação de bem-estar. 

 (Fonte: http://cfq.org.br/)

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil