
Química é indispensável

em 30 de Maio de 2020
Como entre as funções da serotonina está a regulação do sono, do apetite, do humor, da temperatura do corpo e do ritmo cardíaco, fica evidente que ter níveis adequados da substância no organismo é fundamental para viver feliz e bem disposto.
Além disso, a serotonina tem relação direta com a libido. Por isso, alterações nos níveis dessa substância influenciam diretamente no desejo sexual do indivíduo.
Por fim, é preciso falar também do impacto do hormônio na depressão. Hoje sabe-se que na pessoa com depressão há um desequilíbrio nos neurotransmissores do cérebro. Ou seja, a produção de substâncias como a serotonina e a noradrenalina é deficiente.
De acordo com o psiquiatra formado pela Universidade de São Paulo e médico do Hospital Samaritano Dr. Marco Antonio Abud, “o desequilíbrio dessa substância impacta diretamente na forma como nós sentimos, podendo influenciar no aparecimento de transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade”.
Portanto, não é à toa que a serotonina é conhecida como o neurotransmissor da felicidade: ela libera em nosso sistema nervoso central uma sensação de bem-estar.
(Fonte: http://cfq.org.br/)