Dicas de Estequiometria para o Enem
Rafael Romero
em 28 de Agosto de 2018

A estequiometria é um dos temas mais cobrados do ENEM e que ainda assusta muita gente despreparada. Mas nesse artigo, espero retirar um pouco desse medo e mostrar que não é esse bicho de 7 cabeças que você ainda acredita que é. Venha comigo e vamos descobrir mais um tema da nossa linda Química.

De amenira simplificada os cálculos estequiométricos são cálculos das quantidades de reagentes e/ou produtos de uma reação química. Nas indústrias químicas ou mesmo em casa ao fazer um bolo, é necessário descobrir quanto de reagente será necessário utilizar para que determinada reação apresente o rendimento desejado ou a quantidade de sobremesa desejada. 

Toda a teoria da estequiometria está baseada nas Leis Ponderais: a lei das Proporções Constantes de Proust e a lei da Conservação da Massa de Lavoisier. A primeira propõe que quando várias substâncias se combinam para formar um composto, sempre o fazem em uma relação de massa (proporções) definida. Já a segunda, mostra que a massa total dos produtos em uma reação é sempre igual à massa total dos reagentes em um sistema fechado, ou seja, toda a massa utilizada nos reagentes deve ser encontrada nos produtos sem que haja perdas. 

Para resolver os cálculos estequioétricos básicos devemos nos ater a esses três principais regras: 

1º) Escrever a equação química, sempre levando em conta o seu balanceamento (observar corretamente o quanto de reagente é necessário e quanto produto é produzido)

2º) Analisar as proporções estequiométricas mostradas pelos coeficientes da equação química balanceada (lembrando da Lei de P;

3º) Realizar regras de três que relacionam as informações quantitativas normalmente existentes na própria reação, como massa molar, volume, mols, massa ou qualquer grandeza, conforme a necessidade do problema. Nesse ponto é importante rever quais são as relações básicas que temos em qualquer reação: 1 mol equivale a 6.10²³ moléculas (átomos ou fórmulas unitárias) que também equivale a 22,4L (quando tratamos de gases na CNTP) e por fim equivale a massa molar do elemento. Resumindo 1 mol = 6.10²³ moléculas = 22,4L = massa molar.

Lembrando que o Enem não trata apenas de falar da reação e de qual grandeza que se quer obter. O enunciado da questão engloba situações do cotidiano, como os problemas ambientais e acontecimentos de uma indústria. Por isso um tipo de reações mais pedido dentro do exame são as reações de combustão, para quem não lembra: toda reação que tem um combustível, isto é, um composto que é consumido e produz energia térmica; e um comburente, que na maioria das vezes é o oxigênio presente no ar.

Questão estequiometria ENEM 2012

1º) Escrever a equação e balanceá-la: 1 C4H10 + 13/2 O2 → 4 CO2 + 5 H2O

Lembrando que nesse ponto o aluno também devia apresentar os conhecimentos sobre nomenclatura de compostos orgânicos, para poder determinar a fórmula do butano. 

2º) Observar a proporção estequiométrica. Veja pelos coeficientes da equação que 1 mol de butano forma 4 mol de gás carbônico. Então, a proporção entre esses dois compostos na reação acima é de 1 : 4.

3º) Relacionar as proporções estequiométricas com a massa das substâncias por meio de regras de três. Obs.: Nesse caso as massas foram dadas no enunciado, porém existe a possibilidade do aluno ter que calculá-las usando as suas respectivas massas atômicas. 

1 C4-H-10-→ 4 CO2
      ↓                 ↓
1 . 58 g  ----  4 . 44 g

Visto que o enunciado pediu a massa de CO2 em kg, vamos realizar a conversão de unidades (1 kg = 1000 g):

1 . 0,058 kg de C4-H-10----- 4 . 0,044 kg de CO2
                                m ----------- 1,0 kg de CO2

m = 0,058
      0,176

m = 0,33 kg

A resposta correta é a alternativa “b”.

Esse foi apenas um exemplo de como podemos resolver questões de estequiometria utilizando a regra de três e em alguns poucos passos. Importante perceber que, apesar de muito cobrado, esse é apenas um exemploi utilizando a base da matéria. Ainda temos temas como Rendimento, Pureza e Reagentes limitantes que também entram no tema Estequiometria, mas esses ficaram para outra hora. Agora pegue seu caderno de estudos reveja outros anos no ENEM e qualquer dúvida chame seu professor. 

Curitiba / PR
Graduação: Bacharelado em Sistemas de Informação (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
-Graduando em Bacharel em Sistemas de Informação (UTFPR); - Formado em Química Tecnológica com enfase ambiental; -Mestre em Química Inorgânica; - Experiência de dois anos em aulas particulares nas áreas de Química, Matemática e Física; - Aulas ministradas para todos os anos do Ensino Fundamental e Médio; - Aulas para EJA e concursos; - As aulas sempre serão ministradas baseadas nas dificuldades apresentados pelo aluno, sejam elas em função da matéria assim como em qualquer outra necessidade do ...
Química Analítica, Química Geral, Química para Ensino Médio, Química para Ensino Fundamental, Química no Ensino Superior, Química para Concursos, Química Inorgânica
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 65 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil