Vantagens do aprendizado da programação
Por: Rafael R.
28 de Agosto de 2018

Vantagens do aprendizado da programação

Sete beneficios de se aprender a programar durante o ensino fundamental e médio

Informática Geral Ensino Médio Geral Ensino Fundamental Crianças

Não é de hoje que se fala em programação dentro das escolas de ensino fundamental e médio. Em 2013, grandes nomes da informática e tecnologia como Mark Zuckerberg, Bill Gates e Jack Dorsey, aparecerem em um video de uma ONG destinada a ensinar linguagem de programação simples e gratuita. Mas não parou por ai, incentivar tecnologias quando você é um grande nome na área é muito redundante, mas igualmente importante. Nesse mesmo ano nomes incomuns de se verem nessa lista apareceram como o ator Ashton Kutcher que colocou a importância da programação junto às áreas clássicas da química e matemática.

A ideia não é fazer com que os todos os alunos saiam do ensino médio como programadores, mas sim que as consequências desse ensino sejam aproveitadas pelo aluno, assim como, pelas outras disciplinas do currículo escolar. Especialistas em tecnologia, educadores e engenheiros defendem a programação se introduz como uma maneira de compreender o que está por trás de todas as tecnologias que temos acesso, além de contextualizar o aprendizado adquirido na escola.

Mas em fim quais as vantagens para os alunos estudarem programação dentro do seu currículo?

 

1. Desenvolvimento do raciocínio lógico

 

Quando se aprende a programar, de maneira paralela, se aprende a lidar com os desafios cognitivos que exigem principalmente a concentração e o pensamento sequencial e lógico. Assim como a matemática estimula o pensamento quantitativo, as linguagens de programação estimulam o pensamento abstrato unido ao pensamento de resolução de problemas.

Dessa maneira, estimulam o lado esquerdo do cérebro, encarregado pelo pensamento espacial, lógico e analítico.

 

2. Estimula o aprendizado de matemática, física e química

 

Como consequência do desenvolvimento do raciocínio lógico as outras disciplinas, principalmente aquelas ligadas às áreas de exatas, ganham uma visão diferente. Visto que nessas áreas é exigido continuamente um pensamento analítico, similar ao usado durante a programação. Durante a resolução de exercícios esse tipo de pensamento deve estar unido à lógica e uma criatividade para uma resolução mais assertiva.

Assim pode ser criado um círculo vicioso, onde aprender a programar auxilio no aprendizado na áreas das exatas, enquanto uma melhora nessas áreas auxilio o entendimento da programação.

 

3. Estimula as outras áreas de aprendizado

Além do raciocínio lógico, programar auxilia o aprendizado da escrita. Existindo um estimulo nas áreas responsáveis pelo processamento e organização de frases, sentenças e palavras. Assim, o aluno que aprender uma nova linguagem consegue se organizar melhor e como consequência as suas leituras e expressividade se vem melhoradas.

 

4. Ensina a desconstruir problemas

Na vida, é normal encontrarmos por vezes problemas tão avassaladores que nem sabemos propriamente por onde começar para os resolver.

O aprendizado em codificação pode auxiliar nesse tema. Um dos principais paradigmas que são seguidos pelos programadores é a ideia de dividir para conquistar, ou seja, ver o seu problema maior em pequenos problemas que são mais fácies de gerir e resolver. E no fim, quando resolvidos os problemas menores, o problema maior já não será tão grande, isso quando este já não tiver sido resolvido.

 

5. Estimula a acelerar o pensamento

Por ser uma área de muitas mudanças é inevitável aprendermos (com rapidez) novas práticas, novos atalhos no teclado, novas aplicações e novas linguagens. Esse contínuo aprendizado faz com os jovens acostumem o cérebro a receber um ritmo constante de novos conhecimentos, aumentando assim a clareza, a rapidez e a fluidez dos seus pensamentos.

A consequência mais direta disso é que eles passam a estruturar melhor o seu conhecimento e com uma maior velocidade, assim podem expandir suas habilidades de argumentação e exposição de qualquer conceitos, desde aquele com conhecimento mais dominado até aquele em que o jovem tem um menor domínio.

 

6. Estimula o trabalho em equipe

Depois de criar pensamentos lógicos, aprender a construir o seu pensamento e saber expô-lo, o jovem conseguem mais facilmente entrar no convívio de um trabalho em grupo. Dentro da área de programação não existe aquele programador que faz tudo sozinho, de maneira geral o trabalho é feito em equipes, nas quais há uma mistura de lógicas e caminhos distintos que juntos chegam a soluções mais criativas que não seriam encontradas no isolamento.

Ou seja, a inteligência social, aquela que aborda a sua habilidade de trabalhar em equipe e resolver os desafios de forma conjunta também é trabalhada em paralelo ao pensamento lógico e da escrita.

 

7. Estimula o aprendizado do inglês

Como a maior parte do material de qualidade disponível na área da informática está na língua estrangeira, aqueles que desejem se aprofundar um pouco mais nesses conhecimentos deverão aprender o inglês como segunda língua. Então um contato constante, mesmo que inconsciente, proporciona um maior domínio desse idioma.

 

Viu como existem várias vantagens em aprender programação? Então procure se informar sobre as linguagens existentes e como elas podem ajudar no aprendizado dos jovens.

 

 

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 3 de setembro de 2018

Rafael, seu artigo foi muito bem escrito - organizado, lógico e com conteúdo relevante. Acho que programação ajuda mesmo o aprendizado. :)

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil