APRENDER ONLINE -
Ramiro F.
em 27 de Janeiro de 2021

Os desafios do mundo atual não são de simples apreciação. No cenário de complexidades, em dinâmica apreensão dos acontecimentos, fatos e dados, é importante que o (a) estudioso(a) pergunte para si mesmo: Por que motivos eu devo buscar conhecimento? É possível alcançar resultados adequados se a aprendizagem for online, mediada por ferramentas digitais?

aprender  FONTE DA IMAGEM: Blog do Curseduca

 

A tentativa de responder levou inúmeros pedagogos, psicólogos, educadores e especialistas em gestão de projetos à fundamental convergência: não existe somente um modo de fazer-saber nem é o bastante simplesmente acumular informações aleatórias, sem conexão e direção real.

O "Boom" de sites, cursos e atividades dirigidas pelas máquinas significa o surgimento do novo, mas o caráter humano e suas implicações não desaparecerão.

Se Prometeu trouxe o fogo, reza a mitologia grega; o Google traz a chama de necessidades nunca antes concebidas. A mágica de ser onipresente não é mais ficção científica.

Para que anfiteatros, classes, reuniões e colóquios em lugares determinados, até mesmo para que uma sede social, uma vez que cursos e encontros podem ser realizados a distância? Esses exemplos culminam no exemplo do endereço: no transcorrer dos tempos, o endereço se referia a um lugar, de moradia ou de trabalho; hoje os programas de educação a distância, ou o número do telefone celular não mais designam um lugar determinado: pura e simplesmente, um código ou um número são suficientes. Quando todos os pontos do mundo desfrutam de um tipo de equivalência, entra em crise a dupla aqui e agora. Quando Heidegger, o filósofo mais lido no mundo na atualidade, denomina a existência humana “ser-aí”, ele designa um modo de habitar ou de pensar em vias de desaparecimento. A noção teológica de ubiqüidade – capacidade divina de estar em todos os lugares – descreve melhor nossas possibilidades do que esse fúnebre aqui-jaz (SERRES, 2003, p. 197). 

O passo importante é triplo, PARA NÃO SE ATRASAR:

1) Escolha as melhores fontes - você deve saber pesquisar! Não acredite logo na primeira página. Seja criterioso(a). Ao se deparar com um dado interessante, reveja e reflita sobre quem publicou, quando aquilo foi divulgado e por qual motivo. A verdade tem seu DNA, embora não seja absoluta. As mentiras podem ser desfeitas pelo raciocínio.

2) Descubra o que tem valor - Já se repetiu muito o senso comum segundo a frase "Nem tudo o que reluz é ouro".  Sim!  É desnecessário perder tempo com "enchimento de linguiça" ou conteúdos irrelevantes. A filtragem dos materiais (artigos, vídeos, blogs, etc) virtuais) ajuda a "enxugar" o assunto e economizar tempo.

3) Não perca o foco - Isso inclui consultar, além dos motores de busca, outras pessoas que estudam a mesma área (ou uma similar) para tirar dúvidas e obter mais precisão no contexto/linguagem detalhado do acervo digital sobre o qual residirá, no fim, o arcabouço teórico-prático e os resultados que fazem diferença! 

Você não tem que ser especialista em tudo! Nem precisa ficar constrangido(a) se as plataformas forem de manuseio, inicialmente, desconhecido.

Com o tempo e o direcionamento corretos, invariavelmente a educação remota será parte do seu dia-a-dia.  Experimente sem preconceitos, descubra um universo com potencialidades revolucionárias!

BIBLIOGRAFIA

SERRES, M. Hominescências: o começo de uma outra humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand
Brasil, 2003. 

1 hora ministrada
Crato / CE
Especialização: Ensino de Braille e Tecnologia Assistiva (Faculdade Futura)
Pedagogia - Orientaçoes metodológicas a escrita de monogrfias e trabalhos ac Pedagogia - Online Pedagogia - Aulas para alunos que estão com ensino remoto Pedagogia - orientação à Trabalho de Conclusão de Curso
Professor com experiência em técnicas de estudo e consultoria curricular, ofereço auxílio e suporte para a criação de ambientes pessoais de aprendizag
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Ramiro F. Whatsapp do professor Ramiro F. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 2 h e 24 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil