História do Direito por um historiador:
Por: Raul C.
31 de Janeiro de 2023

História do Direito por um historiador:

O necessário à pesquisa (parte 1)

Direito Curso superior Profissional Introdução ao Direito História do Direito

         Apesar de atualmente ser graduando em Direito, tenho graduação e especialização em História. Sempre amei História, é uma área rica, complexa e emocionante de estudar e de pesquisar. A análise da História não somente enriquece a pessoa, mas também pode permitir ela galgar na sua profissão.

       No curso de Direito, mais especificamente na disciplina de História do Direito, observei nos alunos e em alguns dos escritores de artigos e livros de História do Direito falhas no estudo e pesquisa sobre a História do Direito, deficiências que creio serem muito danosas à formação dos profissionais do Direito porque, no caso deles, entender a História da Área de maneira profunda permite que se tornem profissionais que podem empregar seus conhecimentos históricos sobre as legislações antigas. Um exemplo emblemático foi durante a Questão Grossos, quando o defensor do Rio Grande do Norte utilizou seus conhecimentos históricos sobre as legislações antigas, como as Ordens Filipinas, para vencer a causa.

        Basicamente, os maiores problemas que aflingem os estudantes de Direito e alguns dos escritores de artigos, livros e manuais da área envolvem o não emprego ou emprego errôneo de fontes (inclusive as jurídicas), o relativo baixo exercício de relacionar as fontes com os seus contextos geradores e a aceitação voluntariosa das análises dos pesquisadores. Nas outra duas partes dessa série de artigos, abordarei como estudantes e alguns escritores cometem erros ou enganos no estudo da área.

         Precisa de ajuda em História do Direito? então contrate uma aula minha (realizo tarefas também): https://profes.com.br/raulfagundescocentino

R$ 40 / h
Raul C.
Natal / RN
Raul C.
5,0 (2 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 7 horas de aula
Tarefas resolvidas 4 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Direito Processual Penal Direito - Direito Ajuda em confecção de trabalhos jurídicos
Especialização: História Cultural (claretiano)
Quer aprender história de maneira didática e com profundidade? Quer passar no enem ou de ano? Então seja meu aluno
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil