Costões rochosos
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Por: Ronan M.
08 de Março de 2018

Costões rochosos

Características e sua importância

Biologia Ecologia

Costão rochoso é um ambiente litorâneo formado por rochas, também conhecido como substrato consolidado, situado no limite entre o oceano e o continente. É considerado muito mais uma extensão do ambiente marinho do que do terrestre, uma vez que a maioria dos organismos habitantes está relacionada ao mar (Little 2000). No ambiente marinho, os costões rochosos são considerados muito importantes por apresentarem elevada riqueza de espécies, tanto de importância ecológica quanto de importância econômica, vários organismos apresentam biomassa elevada e alta produtividade primaria em virtude do aporte de quantidade abundante de nutrientes oriundos dos sistemas terrestres. Com isso, diferentes espécies encontram nesse tipo de ambiente um local adequado para sua alimentação, seu crescimento e sua reprodução (Coutinho e Zalmon 2009). A partir do exposto, os costões são considerados “laboratórios vivos” ou naturais, uma vez que a facilidade de acesso a esse ecossistema tem possibilitado a realização de muitos estudos, seja por observações diretas ou experimentação. Além disso, a grande diversidade de espécies expostas a diferentes gradientes de condições ambientais, facilita estudos comparativos (Underwood 2000).

Esse ambiente é acometido por diversos efeitos antrópicos e ações preventivas de todos os níveis são imprescindíveis para manutenção da qualidade ambiental, dentre eles podemos citar a educação ambiental. Nesse sentido, o ensino de ciências é peça importante no processo de formação do indivíduo, auxiliando no desenvolvimento de um senso crítico, tornando capaz de relacionar os conceitos teóricos com os práticos, alterando assim sua realidade e dos ambientes que estão a sua volta (Pereira et al. 2011). De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil 1999), a Educação Ambiental deve ser desenvolvida com o objetivo de auxiliar os alunos a construírem uma consciência global das questões relativas ao meio ambiente. Portanto para que se efetue a valorização e preservação dos diversos ecossistemas, dentre eles os costões rochosos, faz-se necessário uma reflexão das ações do professorado quanto à utilização deste ambiente como recurso didático (Berchez et al. 2007).

 

Referências:

- Trecho retirado do artigo: Percepção ambiental dos professores de ciências e biologia sobre os costões rochosos marinhos,  de Drielle Seibert de Mello, Ronan Moreira e Rômulo José Ramos. Publicado em 2015 na revista Natureza ON LINE. Disponível em: http://www.naturezaonline.com.br/natureza/conteudo/pdf/MelloDSetal_106-110.pdf 

Berchez F, Ghilardi N, Robim MJ, Pedrini AG, Hadel VF, Fluckiger G, Simões M, Mazzaro R, Klausener C, Sanches C,  Bespalec P (2007) Projeto trilha subaquática: Sugestão de diretrizes para a criação de modelos de educação ambiental em unidades de conservação ligadas a ecossistemas marinhos. OLAM Ciência & Tecnologia, Rio Claro, ano 7, v. 7, n. 3, p. 181.

Brasil (1999) Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF.

Coutinho R, Zalmon IR (2009) Bentos de Costões Rochosos.  In: R. C. Pereira; A. Soares-Gomes. Biologia Marinha. Rio de Janeiro: Interciência.

Little C (2000) The Biology of Rocky Shores and estuaries, Oxford: Oxford Ukprint On.

Pereira GM, Rocha CDSG, Barbosa AT (2011) Projetos de ensino: Possibilidade de ensinar e aprender em ciências e biologia. V Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”, São Cristóvão/SE.

Underwood, AJ (2000) Experimental ecology of rocky intertidal habitats: What are we learning? Journal of Experimental Marine Biology and Ecology 250: 51-76.

 

 

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