AVC - Introdutório
Renan M.
em 14 de Outubro de 2020

O que é o AVC ?

 

Os vasos sanguíneos são estruturas em formato de tubos que se ramificam por todo o corpo. Sua função é levar o  sangue com nutrientes (vitaminas, açúcares, proteínas, etc) e oxigênio do coração para o organismo (por meio de tubos chamados artérias) e depois trazer de volta o sangue que já foi utilizado pelo corpo para que possa receber mais oxigênio nos pulmões (através de tubos chamados veias) e depois voltem a circular pelo restante do corpo através do impulso dado pelo coração.

Por diversos motivos (pressão alta, colesterol alto, diabetes e outros problemas) esses vasos podem se entupir ou estourar, fazendo com que o local para o qual levavam o sangue com oxigênio e nutrientes fique sem “combustível” e sofra com essa situação.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando uma “paralisia” da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. Estima-se que 1 a cada 4 pessoas terão um episódio de AVC na vida ! São cerca de 17 milhões de pessoas todos os anos (mais de 46 mil pessoas por dia em todo o mundo) – para se ter uma ideia, a estimativa de ocorrência de mortes em acidentes de transito  é de 1,35 milhões de pessoas ao ano (Mais de 12 vezes menos).

Existem dois tipos de AVC, que ocorrem por motivos diferentes:

  • AVC hemorrágico – Artérias que levam sangue ao cérebro se rompem, em geral, é mais grave e mais raro (15 a 20% dos casos).
  • AVC isquêmico – Artérias que levam sangue ao cérebro se entopem, sendo o mais comum (80 a 85% dos casos).

 

 

Como saber se alguém está tendo um AVC ? O que fazer ?

 

É importante dizer que o AVC é um evento que pode ser prevenido, tratado e a velocidade no tratamento é muito importante para que a pessoa fique com o mínimo de sequelas possível. Para isso, a parte mais importante é identificar rápido !! Existem alguns sinais que o corpo dá que podem ajudar a reconhecer um Acidente Vascular Cerebral (AVC);

Os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC são:

  • fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
  • confusão mental;
  • alteração da fala ou entendimento;
  • alteração na visão (em um ou ambos os olhos);
  • alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
  • dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para identificar rápido esses sinais, lembre-se da palavra SAMU:

 

Sorriso – Peça para a pessoa sorrir e, caso ela esteja tendo um AVC, sua boca provavelmente ficará torta.

 

Abraço – Peça para a pessoa levantar os dois braços, como se fosse abraçar alguém e ficar assim por 10 segundos, caso ela esteja tendo um AVC, um de seus braços não responderá direito (Pode não levantar, levantar menos ou ainda levantar e cair depois de alguns segundos)

 

Mensagem – Peça para a pessoa repetir uma frase que você falar. Pessoas tendo um AVC podem falar enrolado, não entender o que você disse ou mesmo dar uma resposta bastante confusa que não responde ao seu comando.

 

Urgente – Ligue IMEDIATAMENTE para o SAMU (192) e solicite uma ambulância para a pessoa. É importante salientar a suspeita de que ele(a) está tendo um AVC, pois se trata de uma prioridade !!

 

 

 

 

 

Existe tratamento ?

 

Existe e é muito eficiente ! No caso do AVC isquêmico (Entupimento de alguma artéria), os tratamentos disponíveis envolvem retirar essa obstrução, ou com o uso de um remédio que é injetado na veia (trombolítico) que atua “dissolvendo o coágulo” (trombólise) ou colocando um cateter em alguma outra artéria (em geral, nos braços ou pernas) e indo com ele por dentro das artérias até a entupida e retirar o coágulo de lá (trombectomia mecânica). No entanto, esses tratamentos tem um prazo máximo para serem feitos depois do início dos sinais de AVC, o que se chama “janela terapêutica”. No caso da trombólise (remédio na veia), essa janela é de 4 horas e meia após o início dos sintomas e, no caso da trombectomia mecânica, 24 horas, no entanto, esperar não é uma opção !! A cada segundo que passa, o paciente sofrendo um AVC tem suas capacidades e chances de recuperação diminuídas. Literalmente: “Tempo é cérebro”, pois estima-se que quase 2 milhões de neurônios (células principais que formam o cérebro) morrem por minuto que se passa sem tratamento !

 

A Trombólise está disponível em diversos hospitais de urgência e emergência e é feita geralmente por médicos especialistas (Neurologista, Neurocirurgião ou Médico de emergências), enquanto a Trombectomia Mecânica é ainda pouco disponível nos hospitais do Brasil por seu alto custo e necessidade de especialização dos profissionais (Neurocirurgiões, Neurologitas ou Radiologistas).

 A pessoa que teve um AVC ficará com sequelas?

 

 

Depende !! Existem várias artérias que levam sangue a diferentes partes do cérebro e a depender de qual artéria estoura ou é entupida e de quanto tempo demorou o tratamento, a história muda ! Em alguns casos, o paciente não resiste e pode vir a óbito, em outros, pode sair normal e sem nenhum sequela ! As sequelas mais comuns, no entanto, são:

  • Dificuldades para falar ou entender;
  • Dificuldades visuais, como apagamento de um pedaço da visão;
  • Dificuldades para engolir;
  • Perda do controle do braço e/ou perna afetado;
  • Perda de capacidade cognitiva;
  • Entre outras.

Quais os principais fatores de risco para se ter um AVC?

 

Existem diversos fatores que aumente a probabilidade de ocorrência de um AVC, seja ele hemorrágico ou isquêmico. Os principais fatores causais das doenças são:

 

Como prevenir o AVC?

Muitos fatores de risco contribuem para o aparecimento de um AVC e de outras doenças crônicas, como câncer e diabetes. Alguns desses fatores não podem ser modificados, como a idade, a raça, a constituição genética e o sexo. Outros fatores, entretanto, dependem apenas da pessoa e são os principais para prevenir essas doenças.

  • Não fumar;
  • Não consumir álcool;
  • Não fazer uso de drogas ilícitas;
  • Manter alimentação saudável;
  • Manter o peso ideal;
  • Beber bastante água;
  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Manter a pressão sob controle;
  • Manter a glicose sob controle.

 

 

 

 

 

 

http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/acidente-vascular-cerebral-avc#:~:text=O%20Acidente%20Vascular%20Cerebral%20(AVC,interna%C3%A7%C3%B5es%20em%20todo%20o%20mundo.

Ribeirão Preto / SP
Graduação: Medicina (FMRP-USP)
Revisão e Formatação de Monografia e TCC em Medicina Fisiologia - Medicina Cardiopatia Residência Medicina - Psicologia Áreas Básicas da Medicina Doenças Infecciosas
Estudante de medicina na usp - primeiro colocado no ranking de alunos, monitor e pesquisador http://lattes.cnpq.br/8342040576808586
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 80 / aula
Conversar Whatsapp do professor Renan M. Whatsapp do professor Renan M. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 4 h e 36 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil