A delimitação do tema e o plano da redação
Por: Roberto R.
23 de Setembro de 2019

A delimitação do tema e o plano da redação

Redação Como fazer uma boa redação Assuntos que mais caíram no ENEM Correção de redação 1º parágrafo Vestibular Aulas De Reforço Aulas Particulares

O conceito de delimitação é restringir, ficar dentro dos limites. O tema a ser desenvolvido em um texto dissertativo-argumentativo, por exemplo, deve ficar dentro desses limites, ou seja, de ideias objetivas, pois parte-se do abrangente para o específico. Sem esse recurso a redação ficaria muito generalizada e as ideias se perderiam dentro desse contexto amplo.

Dado um tema qualquer existem enumeras possibilidades de desenvolvimento, o necessário é especificá-lo.

Imagine que ao escrever um roteiro de um filme, as cenas devem ter uma sequência lógica, em que as ações sejam encadeadas uma após a outra, numa gradação envolvente partindo para um clímax.

É necessário que o autor saiba trabalhar as emoções dos expectadores conduzindo-os através das ações dos personagens que por sua vez precisam ser cativantes. Mas nada disso valeria se não existisse uma trama distribuindo todo o contexto da história.

Assim também acontece com qualquer texto. Toda redação deve iniciar-se após as seguintes etapas: escolha e delimitação do assunto, estabelecimento do objetivo e a elaboração de um plano de ideias.

Importante: O assunto é amplo, global, e envolve diferentes temas. Já o tema é justamente um recorte de determinado assunto, uma perspectiva sobre ele.

Nas redações do Enem são apresentados temas, portanto não fale da ideia geral, respeite o tema.

O Plano das Ideias tem a seguinte sequência:

  1.          Enumeração dos assuntos, conforme vão surgindo, fazendo e considerando os aspectos positivos e negativos.
  2.          Organização das ideias elencadas e distribuição no plano gráfico que compreende as ideias da introdução, desenvolvimento e conclusão, consequentemente.
  3.          Elaboração do primeiro rascunho fazendo associações livres. Depois desse trabalho feito, acrescentam-se ideias ou suprimem-se trechos, passa-se então para a transcrição e correção do texto.

Ao fazer a delimitação do assunto, ou Tema (recorte do assunto), mais o Plano das Ideias, praticamente o texto estará pronto.

Ou as seguintes etapas:

  •        Problema: No momento inicial busca-se o problema, ou seja, os fatos sobre o tema pretendido e, ademais a tese (ideia central do texto).
  •         Opinião: A opinião pessoal sobre o tema reforçará a argumentação, por isso é importante buscar uma verdade pessoal ou juízo de valor sobre o assunto abordado.
  •          Argumentos: O mais importante de um texto dissertativo-argumentativo é a organização, clareza e exposição dos argumentos. Para tanto, é importante selecionar exemplos, fatos e provas a fim de assegurar a validade de sua opinião, sem deixar de justificar.
  •      Conclusão: Nesse momento busca-se a solução para o problema exposto. Assim, é interessante apresentar a síntese da discussão, a retomada da tese (ideia principal) e além disso, a proposta de solução do tema com as observações finais.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil