![Início, meio e fim do texto dissertativo](https://cdn.profes.com.br/images/categories/redacao.webp)
Início, meio e fim do texto dissertativo
![Foto de Roberto R.](https://cdn.profes.com.br/media/CACHED/images/accounts/photos/18/203318/05afa3dd-e818-4fd3-8225-efb71fa8ccff/1724f9af2076b39b826b707d4788db17.webp)
em 25 de Setembro de 2019
O conceito de delimitação é restringir, ficar dentro dos limites. O tema a ser desenvolvido em um texto dissertativo-argumentativo, por exemplo, deve ficar dentro desses limites, ou seja, de ideias objetivas, pois parte-se do abrangente para o específico. Sem esse recurso a redação ficaria muito generalizada e as ideias se perderiam dentro desse contexto amplo.
Dado um tema qualquer existem enumeras possibilidades de desenvolvimento, o necessário é especificá-lo.
Imagine que ao escrever um roteiro de um filme, as cenas devem ter uma sequência lógica, em que as ações sejam encadeadas uma após a outra, numa gradação envolvente partindo para um clímax.
É necessário que o autor saiba trabalhar as emoções dos expectadores conduzindo-os através das ações dos personagens que por sua vez precisam ser cativantes. Mas nada disso valeria se não existisse uma trama distribuindo todo o contexto da história.
Assim também acontece com qualquer texto. Toda redação deve iniciar-se após as seguintes etapas: escolha e delimitação do assunto, estabelecimento do objetivo e a elaboração de um plano de ideias.
Importante: O assunto é amplo, global, e envolve diferentes temas. Já o tema é justamente um recorte de determinado assunto, uma perspectiva sobre ele.
Nas redações do Enem são apresentados temas, portanto não fale da ideia geral, respeite o tema.
O Plano das Ideias tem a seguinte sequência:
Ao fazer a delimitação do assunto, ou Tema (recorte do assunto), mais o Plano das Ideias, praticamente o texto estará pronto.
Ou as seguintes etapas: