Inteligibilidade
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Por: Roberto R.
23 de Setembro de 2019

Inteligibilidade

Por que a Inteligibilidade?

Redação ENEM Geral Correção de redação Ensino Médio Vestibular Aulas Particulares

É tudo o que se pode compreender de forma clara. Na filosofia, é o que se aprende pelo poder do intelecto, sem considerar coisas vagas, imaginárias, ou supostas, ou seja, algo existente apenas no campo das ideias, sem base comprovatória. Na redação é a complexidade no uso do vocabulário.

O conceito de ¹inteligibilidade parte de legibilidade, que representa algo legível, por exemplo, tamanho das letras, tipo de fonte e diagramação do texto.

  As características que comprometem a inteligibilidade:

  Total de verbos por período

O número de verbos em um período determina o número de relações lógicas e combinações das frases, quanto maior, mais significados deverão ser construídos de modo que as ideias fiquem mais complexas. Quanto mais significados; mais coerência se exige, pois, ao ler o texto, o leitor precisa relacionar todos os significados.

  Presença de elementos explicativos intercalados no período:

São as quebras da ordem direta da sentença através das orações adjetivas explicativas, orações adverbiais deslocadas, aposto e ²sintagmas adverbiais deslocados. Essas estruturas criam interrupções pela memória no processo de compreensão das relações entre as palavras e suas combinações.

  Quantidade de vírgulas por período:

A quantidade de vírgulas por período está relacionada à quantidade de informações. Emprega-se para separar elementos de uma oração e também orações de um só período. Exige pleno conhecimento sobre o assunto.

  Presença de orações reduzidas de gerúndio:

As orações reduzidas de gerúndio são caracterizadas por apresentarem os verbos no gerúndio, particípio e infinitivo, são as formas nominais. Eles dificultam a identificação do sujeito do verbo, bem como informações relativas a tempo, modo e pessoa. As orações reduzidas de gerúndio não são ligadas por conectivos. Por esse motivo o sentido precisa ser deduzido. Os conectivos funcionam como transmissores de conhecimento para o leitor, que através deles consegue estabelecer as relações de significado, ou coerência, entre as partes do texto, sem os conectivos a compreensão fica mais difícil.

  Quantidade de palavras antepostas ao verbo principal:

A quantidade de palavras antepostas ao verbo principal pode determinar uma dificuldade na identificação do sujeito e de outras informações a ele ligado. A ideia principal da sentença depende da mensagem que está no verbo. Quanto mais palavras ou termos antes do verbo, maior a dificuldade da leitura.

 Portanto, ao se planejar o texto, tem que se considerar a relação de sentido entre as partes do texto, a precisão vocabular, atentar para a seleção de argumentos, fazer a progressão temática adequada ao desenvolvimento do tema em ordem lógica e adequar o conteúdo do texto ao mundo real. Essas são as expectativas da banca do ENEM, exigidas na Competência três.

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