Leitura e Interpretação de Texto
Por: Roberto R.
23 de Setembro de 2019

Leitura e Interpretação de Texto

Redação Como fazer uma boa redação Correção de redação Vestibular Aulas Particulares Aulas De Reforço Assuntos que mais caíram no ENEM Ensino Médio

|A leitura e a interpretação de texto, principalmente das coletâneas oferecidas pelas bancas do ENEM ou vestibulares, costumam ser um desafio para os candidatos. O maior problema está na identificação da ideia principal de cada texto que consequentemente, resulta na dificuldade de localização das ideias secundárias.                   

Devido a essa dificuldade o poder de argumentação fica afetado e pode contribuir para uma redação superficial, sem contundência e por vezes foge ao tema proposto. Por outro lado, deve-se tomar o cuidado para não ficar preso às ideias desses textos, pois eles servem apenas para despertar a reflexão do tema proposto.

 A leitura dos textos motivadores serve para desenvolver o tema proposto com criatividade para defender a tese e apresentar uma proposta de intervenção social bem definida. Para tanto, o candidato é estimulado a identificar, comparar, comentar e resumir as ideias. A identificação pressupõe o reconhecimento das ideias fundamentais da argumentação. A comparação, segundo o dicionário Michaelis, é examinar simultaneamente duas ou mais coisas, para lhes determinar semelhança, diferença ou relação. Comentar é explicar, fazer análise crítica. E por fim o resumo é abreviar, condensar, sintetizar e usar a concisão (brevidade, exatidão). Esses elementos conduzem o leitor a estruturar o pensamento na direção da defesa de sua tese.

 Ler não é só decodificar, mas compreender e interpretar, ou seja, ir além da decodificação. É necessário relacionar os vários conhecimentos para que tenham sentido. A leitura é uma ação de produção de sentidos.

  Durante a leitura, a concentração deve girar em torno do contexto e da significação das palavras, mesmo que aproximada, pois isso orienta à compressão do texto para uma boa interpretação. Para relacionar as informações do texto buscam-se as palavras-chave e as ideias-núcleo de cada parágrafo.

É importante ressaltar que ao analisar os textos o leitor pode ir além do que foi dito e construir um novo conhecimento, contando com os seus conhecimentos de mundo e enciclopédico, além das experiências individuais.

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