Início, meio e fim do texto dissertativo
em 25 de Setembro de 2019
Argumentar sobre a produção de texto dissertativo-argumentativo nos remete, antes, ao entendimento dos processos mentais, que se expressam na redação, origem das ideias refletidas, meditadas, raciocinadas. Pelo pensamento nasce o texto.
O pensar propõe um assunto. Conquanto o seu desenvolvimento esbarre nas dificuldades de organização das ideias, que podem não estar amadurecidas suficientemente, ou as informações não serem suficientes para desenvolvê-las.
A reflexão contida no pensamento pede a organização das ideias, pois essas se excitam num turbilhão constante, daí a preocupação de coordenação entre elas e a disposição das informações em períodos construídos para o bom entendimento do leitor. O pensamento deve se desenvolver coerentemente, com clareza para que as ideias sejam comunicadas convincentemente.
Redigir exige prática. Na medida em que a organização do pensamento cria uma estrutura, logo ocorre um entendimento objetivo entre o redator e o leitor.
Paralelamente à organização do pensamento estão os gêneros, porquanto são os modos em que os textos se estruturam e se organizam socialmente.
Agora, depois de introduzirmos a importância do pensamento no texto, nos sentimos mais abertos para definirmos o texto dissertativo-argumentativo, ou seja, é a exposição de ideias sobre um determinado assunto. O autor defende o seu ponto de vista ou a sua opinião através de uma sequência de argumentações, com o objetivo de convencer o leitor e definir uma proposta de intervenção de acordo com os direitos humanos.